- Anúncio -
Twitter Arcano 02 e G1

Santa Catarina – Uma operação para salvar uma criança mobilizou os estados de Santa Catarina e São Paulo nesta sexta-feira (11). Uma menina foi ao Hospital das Clínicas em busca de um rim.

Ao meio-dia, o avião Arcanjo 02 do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina pousou no Aeroporto Campo de Marte. No hangar da Polícia Militar (PM), os pilotos e um médico puseram a paciente de doze anos em uma maca.

Uma ambulância do SAMU também estava no local e foi a responsável pelo transporte da criança até o hospital. Ela deu entrada no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas.

Arcanjo 02 realiza transporte de paciente de 12 anos para transplante de fígado em São Paulo, Foto: Divulgação CBMSC.

O estado da criança é delicado – ela tem uma doença grave no fígado, que atinge outros órgãos, como o rim. A criança passou a tarde em avaliação médica.

Em 2018, mais de 8.500 transplantes foram realizados no Brasil, a maioria de rim e fígado. Deste número 40% das cirurgias foram em São Paulo e 10% dos pacientes foram crianças, de acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.

“Sempre que uma criança precisa de transplante essa demanda vira emergência nacional. Então, quando tiver um órgão disponível, em qualquer lugar do país, ele é transferido para aquela criança desde que tenha tempo suficiente pra chegar”, explica José Medina Pestana, presidente do conselho da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.

Hoje, não há órgãos disponíveis para transplante pediátrico em nenhuma instituição do estado de São Paulo.

- Anúncio -