Santa Catarina – Há exatos 11 anos, no dia 20 de janeiro de 2010, um grupo de bombeiros militares preparavam um helicóptero locado, ainda na cor prata, mas adesivado e configurado nos padrões do Corpo de Bombeiros Militar. O serviço de resgate, integrado com a Secretaria de Saúde, através do Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU/SAMU), iniciava suas operações.
O Arcanjo 01 do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) decolaria do aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, com destino ao heliponto do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS). A missão era participar da formatura de implantação do Serviço de Resgate Aeromédico através do helicóptero Arcanjo – Guardião da Vida.
Nesse dia, poucas horas após a ativação do serviço, atenderam a primeira ocorrência, um acidente de trânsito na BR-282. Passados 11 anos, o BOA atingiu a marca de 10.334 ocorrências atendidas, com mais de 8.276 pacientes diretamente assistidos pelas tripulações formadas por pilotos, operadores aerotáticos, médicos e enfermeiros.
O BOA possui em sua frota os helicópteros Esquilo AS350, Arcanjo 01 na Base de Florianópolis e o Arcanjo 03 na Base de Blumenau. Operam também o avião Carajá – Arcanjo 02 e o avião Cessna 206 – Arcanjo 04.