- Anúncio -

Santa Catarina – Com início das Atividades em 2010, as aeronaves de resgate e salvamento denominadas “Arcanjos” do Batalhão de Operações Aéreas – BOA do Corpo de Bombeiros atenderam mais de 8 mil ocorrências em todo o território catarinense. Ao longo desse tempo, muitas coisas foram vividas pelos profissionais que atuam nas aeronaves. Foram conquistas e momentos de superação.

O acionamento das equipes acontecem pelos telefones 193 e 192 e as equipes formadas por tripulantes operacionais, apoio solo, médicos, enfermeiros e pilotos estarão a postos para ajudar. O serviço é fruto da integração do Corpo de Bombeiros, através do BOA, com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU).

O BOA alcançou uma marca histórica. Nas 8 mil ocorrências atendidas, as tripulações passaram por alegrias, quando do sucesso das missões; adrenalina, quando do acionamento para os atendimentos emergenciais; tristeza, quando não obtiveram o êxito esperado, mas uma coisa é certa, a parceria deles é em prol da vida.

Em 2020 completarão 10 anos de parceria entre o Corpo de Bombeiros e o SAMU catarinense. Atendem diversos tipos de ocorrências, as quais são classificadas por sua natureza, sendo o acidente de trânsito e o transporte aeromédico os tipos de ocorrências mais atendidos.

Recentemente, um turista argentino precisou ser levado de helicóptero ao Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis, depois de se afogar na Praia da Guarda do Embaú, na cidade vizinha, Palhoça.

Helicóptero Arcanjo é acionado para resgate de turista argentino em estado grave que se afogou em praia de Palhoça, SC. Foto: CBMSC

Interação com a comunidade

Além dos atendimentos emergenciais, o Batalhão de Operações Aéreas recebe inúmeras visitas ao longo do ano. São crianças, adolescentes e adultos que buscam conhecer um pouco mais das atividades desenvolvidas pelas equipes dos Arcanjos.

Ademais, repassam orientações e dicas de segurança em seminários de segurança, palestras e cursos de formação e capacitação. Acompanhe os Arcanjos nas redes sociais, busque por: @arcanjos_sc.

- Anúncio -