As 5 melhorias de segurança em aviação mais desejadas do NTSB em 2016

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O Conselho Nacional de Segurança em Transportes (NTSB) lançou a sua lista de melhorias de segurança em transportes de 2016. A agência focou, em toda a lista, em como o uso de tecnologias pode ser aumentado, reduzido ou empregado de maneiras diferentes para melhorar as diversas áreas de transporte.

Selecionamos cinco itens desta lista que o NTSB quer ver melhoras especialmente na aviação.

Investigadores de acidente aéreo do NTBS no local do acidente ocorrido em novembro de 2015. Um Hawker 125-700 colide com um prédio em Akron, Ohio, EUA. Foto: NTSB.

1. Registradores de Imagens do Cockpit

Investigadores de segurança em aviação para o NTSB, assim como para outras agências e fabricantes, usam amplamente Registradores de Dados de Voos (FDRs) em investigações de acidentes com aeronaves para revisar o que exatamente ocorreu, em que momento da fase do voo e com quais componentes ou sistemas da aeronave.  Segundo a “Skybrary”, ponto de referência para informações técnicas de aviação da Eurocontrol, o Anexo 6 da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) exige que todas as aeronaves com um peso máximo certificado de decolagem acima de 5.66 kg devem ser equipadas com um FDR.

A Lista das Melhorias Mais Desejadas de 2016 do NTSB dá um passo adiante e recomenda o registro de imagens do cockpit.

“Também sugerimos que aeronaves menores movidas a turbina sejam equipadas com dispositivos para o registro de imagens e que as aeronaves de asa rotativa de serviços de emergência médica e da categoria transporte sejam equipadas com registradores de voo.  O NTSB fomenta que as operadoras deste ramo revisem de forma rotineira as informações registradas em programas estruturados,” disse o NTSB.

O NTSB propôs, algumas vezes, o uso de registradores de imagens do cockpit em recomendações de segurança à FAA, incluindo uma vez em 2000 e em 2015, com o intuito de prevenir futuras ocorrências semelhantes ao do voo MH370 da Malaysia Airlines.  Os sindicatos dos pilotos têm resistido a essas recomendações, argumentando que as imagens ou gravações podem ser mal usadas por investigadores, promotores e pela mídia.

 2. Prevenção de Perda de Controle em Voos

Em 2016, o NTSB continua a insistir que mais esforços sejam colocados na prevenção de perda de controle em acidentes por pilotos de Aviação Geral (GA). A agência informou que, nos últimos anos, 47 porcento dos acidentes de GA com asa fixa envolveram a perda de controle da aeronave por parte dos pilotos, resultando em 1.210 fatalidades.

O NTSB acrescenta que as fases de aproximação para pouso, manobras e subidas iniciais são as mais recorrentes para acidentes causados por perda de controle. A agência menciona que “a falta de atenção dos pilotos devido à carga de trabalho, distrações ou complacência e a falta de compreensão em como um estol se relaciona com a ultrapassagem de um ângulo de ataque crítico da asa (AOA)”, também são causas comuns de perda de controle.

Além disto, o NTSB recomenda que os proprietários e pilotos de GA instalem indicadores AOA para ajudar na prevenção de acidentes durante as fases críticas de voo e de alta carga de trabalho.

 3. Acidentes Relacionados à Fadiga

O NTSB recomenda que a FAA ajude as companhias aéreas comerciais e os controladores de tráfego aéreo a reconhecer os indivíduos com alto risco de fatiga humana.  Na sua recomendação para a redução de acidentes relacionados à fatiga, a agência citou que a fatiga foi um problema presente em quase 20 porcento das 182 maiores investigações completadas entre 1 de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2012.

“A empresas precisam introduzir programas de gerenciamento de riscos relacionados à fatiga e, então, monitorar continuamente seu sucesso para reduzir esses riscos nas tarefas críticas de segurança,” disse o NTSB.

 4. Redução de Distração

O NTSB listou a desconexão de “distrações fatais”, como escrever mensagens e navegar pela web em celulares ou tablets, como uma das melhorias de segurança mais desejáveis para a aviação e todos os outros meios de transporte em 2016.

“A aviação reconheceu há décadas a necessidade por ‘procedimentos de cockipt estéreis’ que limitem as atividades e as conversas para as tarefas em questão. Mas, todos os meios de transporte precisam levar em consideração os desafios atuais de distração. É por isso que, em dezembro de 2012, pedimos pela proibição do uso de todos os dispositivos eletrônicos portáteis (PEDs) pelos motoristas. Emitidos recomendações semelhantes para a aviação, marinha e ferrovia.”

A FAA, inclusive, abordou amplamente esta questão de segurança em abril de 2014, emitindo um regulamento final proibindo tripulantes de voo em operações da Parte 121 de usar dispositivos de comunicação sem fio, como laptop e celulares, para uso pessoal enquanto a aeronave está sendo operada.

5. Aptidão Física

A melhoria final de segurança mais desejada do NTSB em 2016 é criar um sistema de certificação médica abrangente para os operadores de transporte em situações críticas de segurança, como os pilotos.  Embora a agência menciona que “o sistema de certificação médica de aviação seja provavelmente o mais robusto,” os pilotos têm recebido cada vez mais resultados positivos para medicações sedativas sem receita.

O NTSB também recomenda que a FAA e outras agências reguladoras de transporte forneçam diretrizes para os fornecedores médicos que devem ser usadas quando o fornecedor acreditar que uma condição médica pode desqualificar um indivíduo para o desempenho de sua função.

Algumas provisões na recomendação são semelhantes aos novos regulamentos introduzidos pela Agência Europeia de Segurança em Aviação (EASA) que exigem que os pilotos passem por uma triagem de saúde mental, após investigadores de acidentes descobrirem, no ano passado, que o piloto responsável pela colisão da Germanwings estava sob tratamento médico para depressão.

Fonte: Aviation Today/ Reportagem: Woodrow Bellamy III

 

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