AS350 Esquilo se consolida como helicóptero mais utilizado em missões governamentais em todo o mundo

Frota brasileira deste modelo em atividades públicas já chega a 120 unidades em 17 estados

Com mais de 35 anos de produção mundial e 33 anos no Brasil, o helicóptero AS350 Esquilo, em suas diversas versões, consolidou-se como a aeronave mais utilizada por todas as Instituições governamentais que operam helicópteros, através de seus grupamentos aéreos policiais civis e militares, corpo de bombeiros, defesa civil, além de outras instituições como o IBAMA, consagrando-se como “ o helicóptero monoturbina multimissão de segurança pública” em todo o mundo.

Considerando todos os segmentos de mercado, o Esquilo já contabiliza mais de 22 milhões de horas voadas pelas suas quase 5.000 unidades vendidas em mais de 90 países.

No Brasil, sua vocação de aeronave de uso público foi marcada já pela primeira unidade produzida, em 1978, adquirida pela Marinha do Brasil e até hoje em atividade, realizando as mais diferentes missões como aquelas desempenhadas pela Força na Antártida. O Exército, outro operador do Esquilo com mais de 30 unidades, já ultrapassou as 100.000 horas de vôo, também em diferentes missões em todas as regiões do país.

No segmento policial, o primeiro operador de Esquilo foi a Polícia Civil do Rio de Janeiro, que iniciou suas operações em setembro de 1980, contando hoje mais de 30 anos de atividade com este equipamento.

Já o maior operador governamental brasileiro é o Grupamento de Radiopatrulha Aérea ” João Negrão”, da Polícia Militar de São Paulo, que conta com 21 unidades do Esquilo. Uma de suas aeronaves está atualmente sendo modernizada na oficina da Helibras em Itajubá.

“O AS350 Esquilo tem sido uma ferramenta imprescindível para a Polícia Militar de São Paulo, por suas características de versatilidade na operação, garantindo sua utilização em todas as regiões do Estado, inclusive nas grandes cidades, com rápida resposta para as mais diversas missões”, avalia o Comandante da unidade, Ten Cel PM Marco Antonio Severo Silva. “Sua versatilidade na operação foi decisiva para a expansão do Grupamento ao criar 10 bases no interior do Estado. Hoje, cada um dos 41 milhões de cidadãos paulistas tem 1 Águia a 15 minutos de vôo para socorro, seja para resgate ou para ação policial”, completa.

O Esquilo mais voado em todo o Brasil também encontra-se desempenhando missões de resgate pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina e SAMU SC. Trata-se do PT-HLU, o “ARCANJO-01”, que já soma mais de 26 mil horas de voo, executadas tanto para clientes do mercado civil como governamental.

“A parceria do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina com o SAMU no Estado, alugando esta aeronave, trouxe grandes benefícios para toda a população catarinense, pois conseguimos dar agilidade aos resgates através de deslocamentos rápidos e seguros para todas as regiões de nosso estado. Isso nos permitiu atingir 1.000 atendimentos, com 944 pessoas socorridas em apenas 18 meses de atividades”, avalia o Ten Cel BM Edupércio Pratts, Comandante do BOA/CBMSC.


Fonte: Convergência Comunicação Estratégica.


7 COMENTÁRIOS

  1. Impressionante!! AS350 foi a minha escola na aviação de helicópteros!! E foi com o AS350 que a paixão pelos rotores nasceu!! Sem dúvida alguma, o AS350 é um dos melhores helicópteros produzidos no mundo. Não há piloto ou mecânico que fale alguma coisa contrário a isso!! e estou falando do AS350B. Imagine com as versões mais recentes!!
    Privilegiado o piloto ou mecânico que tem a oportunidade de conhecer, voar e fazer voar essa máquina.
    Sucessos a todos!!

  2. Matéria muito interessante mostrando o sucesso dessa aeronave. Para iniciantes na atividade aérea como eu, voar num esquilo é uma das metas da carreira. Parabéns aos integrantes do GRPAe João Negrão pela descentralização do atendimento no Estado de São Paulo, levando socorro rápido e de qualidade aos cidadãos, direito que acredito que todos os brasileiros devem ter.
    Parabéns também aos meus conterrâneos de Santa Catarina pelo sucesso da atividade aérea, sucesso esse solidamente demonstrado pelas estatísticas de ocorrências atendidas e pessoas socorridas. Os colegas do BOA não imaginam o orgulho que temos de ver as cores do CBMSC no céu catarinense.

    Jair Junior
    ABM/CBMSC

  3. Realmente voar o AS 350 esquilo é uma das melhores coisas do mundo, principalmente por estar voando atualmente a aeronave PT-HLU ARCANJO 01 do BOA/CBMSC em parceria com o SAMU, dados estes demonstrados por números construídos 1.000 em 18 meses, com competência, doutrina e parceria em prol da sociedade catarinense.
    Parabéns ao BOA/CBMSC e Helibrás por esta marca.
    A sociedade agradece.

    Ricardo Leão Correia – Cmt Acft

  4. DURANTE A FEIRA INTERSEG NO RIOCENTRO RJ, FOI PRESTADA HOMENAGEM AO CBMSC E AO SAMU SC PELO CONVENIO FIRMADO, QUE PERMITIU O ALUGUEL DO PT-HLU, UM “BEZINHO” VALENTE. COM ESSA AERONAVE, DENOMINADA “ARCANJO 01” REALIZOU 1000 ATENDIMENTOS, 944 PESSOAS SOCORRIDAS, 723 HORAS VOADAS, ENTRE JANEIRO/2010 E JULHO/2011. NÚMEROS IMPRESSIONANTES PARA UMA UNIDADE DE SALVAMENTO TÃO NOVA E COM APENAS 1 “BEZINHO”. IMAGINEM SE ELES TÊM ALGUMA AERONAVE MAIS CAPACITADA…
    PARABÉNS CEL EDUPÉRCIO PRATTS E SEUS GUARDIÕES DA VIDA !

    CMTE AYRES – PLAH 0552.

  5. O ESQUILO COMPLETOU 35 ANOS DE LANÇAMENTO NO MUNDO. SUA FOLHA DE SERVIÇOS É IMENSA E AQUI NO BRASIL A AERONAVE ACUMULOU INUMERAS VITORIAS E NUMEROS SIGNIFICATIVOS. SOU DA PRIMEIRA TURMA DE PILOTOS DE ESQUILO(1979) E PORTANTO POSSO AFIRMAR ISTO SEM QUALQUER SOMBRA DE DÚVIDA.

    MAS O QUE EU GOSTARIA DE RESSALTAR AQUI, É QUE A TECNOLOGIA, O EQUIPAMENTO, SÃO IMPORTANTES, MAS O MAIOR VALOR ESTÁ NO CONHECIMENTO E PREPARO DAS TRIPULAÇÕES QUE CONDUZEM AS AERONAVES. COM O INTERCÂMBIO ENTRE AS UNIDADES AEROPOLICIAIS,AUMENTA A INTEGRAÇÃO E A DISSEMINAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS, CONTRIBUINDO PARA AUMENTAR A OPERACIONALIDADE E A SEGURANÇA OPERACIONAL
    ESSE ACERVO É QUE NOS PERMITE ALCANÇAR O SUCESSO NAS MISSÕES.

    CMTE AYRES – PLAH 0552.

  6. AS CONFIGURAÇÕES DO ESQUILO SÃO MUITO BOAS PARA AS POLÍCIAS E BOMBEIROS, EXCETO PARA AS MISSÕES AEROMÉDICAS. PARABÉNS Á HELIBRÁS PELO SUCESSO.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

3 × cinco =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários