Aviação de Segurança Pública tem seu primeiro mestre formado pelo ITA

Importante passo na vida de qualquer pessoa, atingir o mais alto grau da educação formal no Brasil é um grande desafio. Para se ter ideia, dados estatísticos do Ministério da Educação indicam que o número de alunos matriculados no mestrado e doutorado é menor que 1% da população.

Os cursos de pós-graduação no Brasil são divididos em dois grupos:

• Lato sensu, e
• Stricto sensu.

As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA – Master of Business Administration. Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obtém certificado e não diploma. São abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino – art. 44, III, Lei nº 9.394/1996. Em regra são concluídas com artigos ou trabalhos de conclusão de curso (TCC), que são trabalhos acadêmicos, individuais ou coletivos, para articular os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso, sob a orientação de um professor responsável.

As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos (art. 44, III, Lei nº 9.394/1996). Ao final do curso o aluno obterá diploma. A conclusão se dá com a construção e defesa de uma dissertação (estudo aprofundado sobre um campo do saber) ou tese (estudo aprofundado que deve trazer algo de novo para um campo do saber, como, por exemplo, uma nova teoria ou um novo tratamento de doenças).

No dia 02/06/2012, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) formou 109 mestres acadêmicos, 86 mestres profissionais e 56 doutores, em solenidade realizada em São José dos Campos (SP), com a presença do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, paraninfo dos formandos dos Cursos de Pós-Graduação do ITA 2012. Na ocasião, foram entregues os diplomas dos cursos de doutorado, mestrado e mestrado profissional.

O ITA foi pioneiro na criação da Pós-Graduação em Engenharia no país, em 1961, completando, portanto, neste ano de 2012, 51 anos de criação.

Desde 1995, os cursos dos Programas de Pós-Graduação do ITA foram credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (órgão responsável pelo reconhecimento, avaliação e certificação de cursos de pós-graduação stricto sensu), em vista dos conceitos recebidos.

O primeiro título de Mestre foi conferido pelo ITA em 1963 e o primeiro título de Doutor em 1970. Até o momento, considerando os formandos da data de 02/06/2012, o Instituto formou 2.135 Mestres Acadêmicos, sendo 211 militares; 456 Doutores, entre eles 27 militares; e 800 Mestres Profissionais, dos quais 15 são militares e apenas um é policial militar: o Maj PM Carlos Renato Lima da Silva, Subcomandante do Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar da Bahia.

O Curso de Mestrado Profissional é oferecido no ITA por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica. Em 2002 foi reconhecido pela CAPES e hoje contempla as seguintes áreas:

• Engenharia Aeronáutica;
• Engenharia Aeroespacial;
• Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada; e
• Turbina a Gás.

A proposta de criação no ITA de um Programa de Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada por parte do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e do Estado-Maior da Aeronáutica vem ao encontro da filosofia de criação dos programas de Mestrado Profissional no País.

Segundo legislação de Pós-Graduação da CAPES materializada em parecer do Conselho Nacional de Educação (Parecer CNE/CES 0079/2002), “Mestrado Profissional” é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, como todo programa de pós-graduação stricto sensu. Responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo Mestrado Acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela Pós-Graduação.

Neste contexto, o atendimento da demanda latente de pesquisa na área de segurança de voo tanto na aviação civil quanto na militar no País por um programa como o proposto, constitui-se numa ação estratégica para o Estado Brasileiro.

Efetivamente a concepção de um Mestrado Profissional nesta área do conhecimento aeronáutico tornou-se mister para estabelecimento de linhas de pesquisa dedicadas nesta área do conhecimento aeronáutico, que possam se desenvolver de forma autóctone.

No seu mestrado o Maj PM Renato trabalhou uma linha de pesquisa de grande relevância, mas ainda pouco explorada no mundo acadêmico. Sua dissertação abordou o tema Influência da Cultura Organizacional Policial em Acidentes Aeronáuticos na Aviação Brasileira de Segurança Pública e de Defesa Civil.

A pesquisa utilizou como objetos de análise os relatórios finais de acidentes aeronáuticos elaborados pelo CENIPA e buscou validar a hipótese de que a cultura organizacional vigente nestas organizações influenciou a ocorrência de acidentes aeronáuticos com as aeronaves operadas pelas Unidades Aéreas de Segurança Pública e de Defesa Civil brasileiras. No que se refere à metodologia adotada, a estratégia escolhida foi o estudo de casos múltiplos, considerando os aspectos ligados à forma da questão de pesquisa, o controle sobre eventos comportamentais e a focalização de acontecimentos contemporâneos, consoante Robert K. Yin.

Além do objetivo geral de analisar como a cultura organizacional das Unidades Aéreas de Segurança Pública e de Defesa Civil brasileiras influenciou nos acidentes aeronáuticos envolvendo suas aeronaves e tripulações, foi um objetivo específico do trabalho a construção de um referencial teórico que retrate a gênese, forma de operação e principais missões das Unidades Aéreas de Segurança Pública e de Defesa Civil no Brasil, aspecto relevante dada a importância crescente do tema e a quase inexistência de publicações científicas que o abordem de maneira completa e abrangente.

Atualmente o Maj PM Renato é subcomandante do GRAER da PMBA e realizou seu primeiro voo como piloto de helicóptero em 1999. Atua como comandante de aeronave e instrutor de voo, acumulando, hoje, mais de 4.000 horas de voo em comando de helicóptero.

Com destacada atuação no campo da segurança operacional, representava o extinto Conselho Nacional de Aviação de Segurança Pública (CONAV) no Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA). Dentre diversos outros, realizou o curso de Segurança de Voo e de SMS no CENIPA, sendo, até o presente momento, o único Oficial de Segurança Operacional do segmento da Aviação de Segurança Pública e de Defesa Civil Brasileira que é credenciado pelo CENIPA como Investigador Sênior, realizando investigações de ocorrências de solo, incidentes e acidentes aeronáuticos pelo SERIPA 2/CENIPA desde o ano de 2007.

Fonte: GRAer/PMBA.

42 COMENTÁRIOS

  1. Parabens ao Amigo Renato por mais essa conquista em sua vida profissional, sempre dedicado e perseverante em seus objetivos e um entisiasta na area da seguranca Operacional, com certeza vai somar ainda mais na atividade de sua Policia Militar.
    Grande Abraco..

  2. Grande conquista comando! Quem diria de instrutor de Técnicas Policiais Militares da Academia de Polícia Militar do Bonfim a Investigador Sênior do CENIPA. Tenho certeza que VExa. irá voar mais alto.
    Parabéns e um cordial abraço do ex-aluno de CFO

  3. Parabéns Cmt! Isso motiva a todos para seguirem o caminho do estudo e difusão do conhecimento, como forma de desenvolver a Aviação de Segurança Pública no país.
    Grande abraço
    Cap Baracho

  4. Parabéns ao meu amigo e colega de mestrado. Foi muito bom ter “esbarrado” os nosso caminhos no mundo acadêmico. Sua história de vida e de carreira são exemplos!!!
    Obrigado pela amizade e que Deus continue iluminando sua vida dia a dia…..
    forte abraço.

  5. Parabéns ao meu Amigo Maj Renato pelo empenho, dedicação e alto grau de profissionalismo.

    Mais uma batalha vencida no campo acadêmico; agora mais conhecimento sustentará seu trabalho.

    Tive o prazer e privilégiode compartilhar o seu apoio em uma investigação de Acidente Aeronáutico. Nào fico surpreso em vê-lo alcançar este grande feito.

    Vc é um exemplo para nossa o SIPAER, para nossa sociedade, para a Polícia da Bahia.

    Boa Sorte na missão pois competência e dedicação vc sempre demosntrou em sua vida.

    Forte abraço

    Lt Col Carlos F. G. Schönhardt
    Brazilian Air Force

    Senior Staff Officer Protocol
    United Nations Operations in Cote D’ Ivoire (ONUCI)
    FHQ , Abidjan, Cote D’ Ivoire

  6. Renato, acompanho sua carreira há alguns anos, um profissional como vc, decicado, integro, estudioso, preocupado com os rumos da aviação, interessado no proprio desenvolvimento humano que a aviação contempla, não poderia ser diferente o reconhecimento de sua competencia.
    Parabens e continue a seguir esse caminho tão cheio de obstáculos e tão necessário para nossa segurança.Um abraço

  7. Bom dia Amigo,

    Quando você acordar pela manhã e ver o sol nascer, ou a chuva cair lembre-se, que a beleza do mundo jamais seria completa sem a sua existência e se alguém lhe criticar pelo que você é, não ligue pois uma joia preciosa provoca inveja no meio de varias bijuterias. Você é uma joia rara, porem com esse curso, agora é uma Joia Rara Lapidada.
    “A grandesa não consiste em receber Honras, mas em merecê-las”
    A Policia Militar fica muito mais completa e toda a população fica mais confiante com a sua presença.
    Fique com Deus!
    Guto

  8. Parabéns, Cmt Lima. Gostei do tema. Lembrei de um episódio ocorrido há 11 anos. Que sirva de alerta para os que ainda acreditam que deve haver R-quero.
    Parebéns, mesmo.

  9. Prezado Maj PM Renato

    A Polícia Militar da Bahia se orgulha de ter um profissional comprometido e qualificado em seus quadros. Que essa conquista se traduza em desenvolvimento para aviação policial da Bahia e sirva de exemplo para todos nós da Centenária Milicia de Bravos.
    Avantes, que Deus te abençoe, são os votos de seu amigo.

    Forte abraço,

  10. Tenho a honra ter feito parte da Turma do Maj Renato, no NPOR. Sua dedicação e profissionalismo, sempre foi sua marca, AMIGO e sempre pronto para cumprir qualquer missão!!!

    07 parabéns!!!!!

    siga em frente!!!!

  11. Renato,

    Parabéns por mais esta grande conquista na sua vida.
    Não foi fácil deixar a família, amigos e a paixão de voar para se deditar a este projeto.
    Tomara que sua dissertação seja a primeira de muitas que venham a contribuir para a segurança da aviação policial em nosso país.
    Os céus do Brasil se orgulham de ter um herói como você.

    Abração do seu amigão,

    Marcão.

  12. Caro amigo Major Renato,

    Parabéns pelo sucesso alcançado. Você é merecedor porquanto sempre lutou e luta pela Aviação de Segurança Pública e de Defesa Civil.

    Que os conhecimentos adquiridos com esse Diploma – de Mestrado – ajude a que todos nós, pilotos, tripulantes operacionais e administradores, possamos melhorar ainda mais os nossos processos produtivos na aviação.

    Outra coisa: ficarei muito lisonjeado se puder ler a sua Dissertação.

    Um grande abraço para você, meu amigo Renato.

    João Schorne de Amorim
    Coronel – Chefe de Gabinete do Comando Geral da PMSC
    Tel 48-9145-1023

  13. Parabéns ao meu grande amigo Renato. Que Deus te abençoe e te dê muita sabedoria. A Aviação de Segurança Pùblica mostrando sempre seu valor ao Brasil e ao mundo. Conte sempre conosco aqui da capital federal.

    TC Gonçalves
    Cmt BAVOp-PMDF

  14. Ao nosso ex-aluno e amigo Maj Renato, nossas efusivas congratulações por mais uma vitória.

    Siga em sua jornada com fé e persistência, os frutos serão colhidos por todos os que compartilham dos céus como ferramenta de trabalho… Embora os acidentes evitados como consequência do seu trabalho não possam ser quantificados, a comunidade SIPAER sempre terá uma dívida de gratidão com você!

    Forte abraço, PACE BELLOQVE FIDELIS! PUMA!

    Coronel Anselmo
    Master Science Aviation Safety – University of Central Missouri.

  15. Fala Comannnnndooooooo………!!!!!

    Em primeiro lugar meus parabéns.

    Grande comando fico feliz em saber que enquanto uns são mestre de coisa nenhuma…, o nobre amigo se assim posso lhe chamar…rsrsr, é mestre de algo que de fato tem importançia para salvar preciosas vidas.

    Quero lhe deixar uma passagem Biblica.

    Provérbios 10.7

    “A memória do Justo será Bendita ; mas o nome dos perversos apodreçerá”

    Que Deus lhe Abençoe.

    Forte Abraço….Comannndooooo…!!!!

  16. Parabéns à Sociedade Baiana, pelo ilustre integrante.
    Parabéns à Polícia Militar do Estado da Bahia por ter em suas fileiras tão nobre Oficial.
    E, parabéns em especial ao Maj Renato pela brilhante conquista. Certo de que irá contribuir em muito para o cumprimento das diversas atividades de segurança pública de acordo com a filosofia da segurança operacional.

    Forte abraço,

    Cap PM Anechini
    NOTAer ES

  17. Faço coro aos muitos pronunciamentos dirigidos ao amigo Cmt Renato. Tenho certeza que todos nós estamos felizes e agradecidos por desfrutarmos dessa amizade. Vá em frente, amigo, e alcance outros voos. SELVA!
    Mauricio Nanai Costa

  18. É com grande satisfação que recebemos esta notícia de mais uma conquista do grande amigo Major Renato.

    A Aviação de Segurança Pública agradece seu empenho e sua vontade de contribuir, sobremaneira, para sua evolução no cenário nacional.

    Parabéns, meu amigo. Parabéns ao GRAER, na figura de seu Cmt, Ten Cel Lázaro, pelo incentivo dispensado.

    Ficamos contentes com o despertar de “referências” no cenário de nossa aviação.

    Sucesso a você Renato.

    Samuel

  19. Meu amigo Renato.

    Não me causa surpesa alguma mais este degrau que vc alcançou em sua carreira. É o resultado de todo o seu profissionalismo, comprometimento e dedicação para com a Aviação de Segurança Pública, em especial para com a Segurança de Voo. Tenho certeza que muitas outras conquistas ainda virão, meu amigo. Que a sua dissetação serva para facilitar o entendimento dos nossos gestores naquilo que se relacionar à Segurança de Voo nossa operação.

    Parabéns mais uma vez por mais esta vitória. Tenha certeza que os seus amigos aqui do Pará também estão comemorando.

    Um grande abraço. Fica com Deus.

    Maj PM Bailosa
    OSO-GRAESP/PA

  20. Caro amigo,

    gostaria de lhe falar publicamente o seguinte:

    Eu já sábia que vc era um cara excepcional, mesmo antes dessa nova conquista.

    Esse titulo é apenas mais um em sua galeria de excelentes qualidades, as quais já foram elencadas nos mais variados recados aqui deixados.

    Cabra bom…

    Conte comigo aqui em Brasilia para o que precisar.

    um abraço

    VALENTE
    BAVOP – PMDF

  21. Maj Renato, primeiramente um abraço amigo desse seu admirador paraense. Parabéns pela vitória. Tenho certeza que é fruto de sua perseverança, palavra que norteia sua vida, pois assim o sr me dizia. Estou muito orgulhoso desse grande passo, principalmente porque tive o privilégio de contar com vossa pessoa em nosso Grupamento e em minha formação profissional. Grandes ensinamentos guardo daquela época. Que Deus continue lhe abençoando e lhe preparando para voos ainda mais altos. Um abraço.
    Freitas e família.

  22. Parabéns amigo Renato pela conquista profissional e por ter dignificado a Instituição PMBA. É um orgulho saber que você faz parte do meu circulo de amigos. Mais uma vez parabéns pela merecida vitória. Sucesso!!!!!!

  23. ESSE MOMENTO HISTÓRICO ENTRA PARA OS ANAIS DA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE DEFESA CIVIL DO BRASIL, E ALÇA VOOS ALÉM DOS CÉUS SOTEROPOLITANOS, POIS MOSTRA O PROFISSIONALISMO COMO O GRAER/PMBA VEM SE PORTANDO.
    ESSA CONQUISTA DO MAJ RENATO, NÃO É SÓ DELE, POIS TODOS QUE TEMOS NO CORAÇÃO A VONTADE DE “BEM SERVIR”, NOS SENTIMOS VITORIOSOS COM ELE.
    NÃO NOS ESQUEÇAMOS QUE A GESTÃO DO ENTÃO MAJ GONÇALVES, A FRENTE DA AVIAÇÃO DA SENASP, CONTRIBUIU PARA A CONCRETIZAÇÃO DISSO.
    PARABÉNS NOBRE GUERREIRO !!!
    QUE DEUS CONTINUE A ILUMINAR SUA VIDA.
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  24. Parabéns ao Major Renato e, também, ao GRAER-BA…
    A Aviação de Segurança Pública se sente honrada em possuir um integrante com alto grau de conhecimento e que, certamente, empregará em benefício das comunidades atendidas pelo nobre Grupamento Bahiano.

    GRAER-PR

  25. Meu compadre,

    Somente agora pude ver os posts. Parabéns por mais essa conquista que enobrece o sistema de AVSEGP. Desejo que obtenha muitas outras vitórias durante a sua trajetória e que também o conhecimento retido ajude a reduzir, ainda mais, as fronteiras das ciências. Sei que as suas boas decisões continuarão a servir de referência e a ser replicadas no nosso segmento, ainda bem e que assim seja…rsrsrs. Mesmo porque: “Os cães ladram e a caravana passa”.

    Tschüs,

    Hérlon Lima – Cap PM
    Grupamento Aéreo da Bahia

  26. Meu querido amigo Maj PM Renato,

    estes dias não tem sido muito bons pra mim, mas esta notícia salvou a semana! Fiquei muito feliz como se fosse eu! Quando um amigo vence, o sentimento é que todos vencemos!
    Tive a grata oportunidade de compartilhar o início desta história em 2005, quando cursamos juntos o LIX Curso de Segurança de Voo no CENIPA. Aluno aplicado e interessado, que nem aproveitava os poucos períodos de pausa do curso para sair com os amigos – sempre com o objetivo de aprender e apreender o máximo e levar mais conhecimentos para a aviação de segurança pública da Bahia, que na época se iniciava.
    Desde esta época minha admiração por você só tem aumentado!
    Você é daqueles Oficiais raros, que conseguem ser ao mesmo tempo inteligentes, competentes, abnegados, éticos e amigos.
    Agora, além de “caveira” e “comandante”, terei o prazer de chamá-lo de “mestre”.

    Sucesso sempre!

    Maj CBMERJ Michel

  27. Meus Caríssimos Moacir, Henrique, TC Gomes, Tupi, Baracho, Marcus, Gavinha, Santos, Lt Col Schonhardt. Dra. Neuzinha, Gomes, Guto, Fernando, Marcelão, 05, Marcão, Cel Amorim, Presidente, MSc Anselmo, Comannnndo, Anechini, Schindler, Selva, Samuel, Sobral, Bailosa, Valente, Freitas, Hilbertinho, Romildo, GRAER-PR, negão, Michel e Piauhy,
    Honrado, agradeço as vossas manifestações de carinho e apreço.
    São, para mim, extremamente significativas e ficarão guardadas no coração.
    Ser pioneiro nesse curso, enquanto integrante da Aviação de Segurança Pública e de Defesa Civil, e seu único representante naquela maravilhosa turma, não foi nada fácil.
    Prosseguir no curso tendo perdido, de forma súbita, meu amado pai, menos de um mês após seu início, e minha querida mãe 5 meses depois, pois ambos seguiram para outro plano, foi um gigantesco obstáculo na longa caminhada cuja trilha apenas se iniciava…
    Concluí-lo, portanto, e participar da colação de grau aqui difundida em texto e imagens, representa uma vitória muito especial.
    O mestrado, como não poderia deixar de ser, ampliou muito a minha visão sobre a aviação, em geral, e sobre a segurança de voo, em particular, resultando num incomensurável crescimento profissional, que direciono para a evolução da nossa complexa e arriscada atividade.
    Espero a dissertação que escrevi sirva como marco para que outros pesquisadores trabalhem este tema tão vasto, complexo e sempre presente nas organizações, que é a influência da cultura organizacional.
    A todos os que aqui postaram a sua energia positiva materializada em gentis palavras, meu muito obrigado!!!
    Renato.

  28. Renato,
    Parabéns por sua importante vitória que certamente é compartilhada com seus irmãos GRAer/BA e espero vê-lo em breve para lhe parabenizar e aprender mais sobre Segurança de Voo!

    Base/DOA-Recife

  29. Grande Victor!
    Obrigado pelas palavras.
    Estamos sempre à disposição.
    Forte abraço para você e todos os estimados amigos da PRF.

    Renato.

  30. Antes tarde do que nunca, registro aqui a minha ADMIRAÇÃO pelo profissional MAJ Renato da PMBA, o primeiro Mestre pelo ITA da Aviacao de Seguranca Publica!

    Seus conhecimentos sobre segurança de Voo, que já eram vastos, ampliaram-se ainda mais após esse mestrado e certamente todos temos muito a aprender sobre segurança de Voo com esse MESTRE!

    Desejo-te muito sucesso como SCMT do GRAER/PMBA e que sua dissertação do ITA seja amplamente divulgada e seguida, com o intuito maior de se evitar futuros acidentes Aeronauticos.

    Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ
    SENASP – Aviacao

  31. Meu Caro Cmte Duton,
    Muito grato e honrado pelas sinceras e elogiosas palavras!
    Aproveito para desejar, agora publicamente, boa sorte nessa missão de retorno à SENASP.
    É um lugar onde podemos contribuir de forma diferencial para a Aviação de Segurança Pública e de Defesa Civil Brasileira.
    Que Deus o abençoe!
    Cordial abraço.

    Renato.

  32. Parabéns pela conquista! A forças policiais precisam muito de pessoas qualificadas. Só uma informação, acho que o major não foi o primeiro, na polícia militar de Minas Gerais tem um ten cel formado no mestrado pelo ITA, aeronavegabilidade continuada. Isso não muda em nada a conquista. Só i formacao.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

5 × três =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários