- Anúncio -

Portugal – Um avião anfíbio Canadair (Canadair CL-215, EC-HET) acidentou-se na manhã de sábado (08) no Parque Nacional Peneda Gerês, enquanto combatia um incêndio florestal no local. O piloto português de 65 anos faleceu e o copiloto espanhol de 39 anos, em estado grave, foi levado ao Hospital de Viana do Castelo.

Foram enviados dois helicópteros de resgate do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e dois da Força Aérea, além das aeronaves já existentes no local. O avião realizava manobra para reabastecimento de água na barragem do Alto do Lindoso e preparava-se para descarregar o líquido sobre o fogo.

Segundo nota de imprensa, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) afirmou que se trata de um avião do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, do Centro de Meios Aéreos de Castelo Branco, que participava nas operações de combate a um incêndio florestal no Parque Nacional da Peneda Gerês, em Lindoso, distrito de Viana do Castelo. O avião é um dos três Canadair alugados por Portugal para o combate a incêndio.

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) foi notificado do acidente e realizará as investigações. As previsões de muito calor e vento forte para este sábado levam as autoridades a manter-se alerta para novas ignições e reacendimentos em incêndios combatidos nos últimos dias. O estado de alerta especial foi prolongado pelo governo até ao final de domingo.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários