- Anúncio -

Um dos cinco aviões KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Brasília na tarde de segunda-feira (7), para resgatar brasileiros que deixaram a Ucrânia depois da invasão Russa. A aeronave também transportou 11,6 toneladas de donativos, por solicitação daquele país.

A ação interministerial, denominada Operação Repatriação, ocorre de forma integrada entre os Ministérios da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde. O destino da aeronave é Varsóvia, na Polônia, onde os cidadãos devem embarcar conforme definições do Ministério das Relações Exteriores.

Serão realizadas paradas técnicas em Recife (PE); Cabo Verde, país localizado no continente africano; e Lisboa, em Portugal. O pouso na capital polonesa está previsto para quarta-feira (9), e os brasileiros repatriados devem chegar ao Brasil na quinta-feira (10).

A ajuda humanitária enviada para Varsóvia contém 50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais (com capacidade combinada para purificar cerca de 300 mil litros de água por dia); 50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma; dez toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo (400 mil refeições); e cinco kits de medicamentos para emergências médicas, oriundos dos estoques públicos administrados pelo Ministério da Saúde, sem comprometer o abastecimento nacional.

YouTube player
- Anúncio -