Santa Catarina – Nessa semana as equipes do avião Arcanjo 04 do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) realizaram dois transportes, de uma criança com problemas cardíacos e autismo e de um órgão para transplante.
Na tarde de segunda-feira (01), um menino de oito anos de idade, foi transferido da UTI pediátrica do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, para o Hospital Santa Casa, em Porto Alegre, para tratamento cirúrgico. Foram aproximadamente 4 horas de voo para precorrer em torno de 726 quilômetros, entre as cidades de Florianópolis e Porto Alegre, RS.
Transporte de órgão
Na tarde de quarta-feira (03), foi realizado o transporte de um fígado, em parceria com a SC Transplantes. O órgão era de um homem de 20 anos, o qual foi vítima de traumatismo craniano e teve morte cerebral. A extração do órgão foi realizada em Rio do Sul, SC.
O fígado foi levado por via terrestre de Rio do Sul até o aeródromo Aeroporto Helmuth Baumgarten, em Lontras. A equipe da aeronave Arcanjo 04 aguardava o órgão para ser transportado a Florianópolis. Na capital, foi encaminhado pela SC Transplantes ao Hospital Universitário, onde uma mulher de 50 anos aguardava para o transplante.