Santa Catarina – Na sexta-feira (15), uma nova operação para o enfrentamento à COVID-19 foi montada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Equipamentos hospitalares, incluindo sete ventiladores mecânicos, foram enviados para os municípios de Chapecó e Concórdia.
Foram empenhas equipes e as aeronaves Arcanjo 02 e Arcanjo 04 do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em trabalha em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).
A aeronave Arcanjo 02 transportou no período da manhã para Chapecó três ventiladores mecânicos e oito circuitos de traqueia, juntamente a equipamentos integrantes do conjunto dos respiradores e ventiladores mecânicos. No período da tarde, a aeronave Arcanjo 04 levou até Concórdia, quatro ventiladores e quatro monitores multiparâmetro.
Todo o material foi levado pela SES à sede do BOA, em Florianópolis, de onde partiram as aeronaves. Os Arcanjos prestam apoio ao Governo do Estado e já realizaram inúmeros transportes. Nessa operação foram percorridos em torno de 1513 quilômetros (817 milhas náuticas), em aproximadamente sete horas de voo.