AW169 recebe Certificação EASA

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A AgustaWestland anunciou que o helicóptero de nova geração AW169 recebeu certificação de tipo pela Agência Européia para a Segurança da Aviação (EASA) em 15 de julho de 2015. A entrega para os clientes dos primeiros helicópteros de produção vão agora começar agora.

A AgustaWestland alcançou a certificação EASA de tipo em tempo inferior a cinco anos após o lançamento do programa do AW169. Essa conquista só foi possível também devido à forte colaboração entre as equipes da EASA e da AgustaWestland. Com o AW169, a AgustaWestland tem respondido à demanda do mercado por um helicóptero bimotor leve-intermediário versátil de nova geração e alcançou o seu objetivo de reduzir consideravelmente o tempo ao mercado, enquanto houve o cumprimento dos requisitos operacionais e de segurança mais rigorosos estabelecidos pelas autoridades de certificação e pelo mercado.

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O helicóptero AW169 de 4,6 toneladas é a primeira aeronave totalmente nova em sua categoria de peso para entrar no mercado em mais de 30 anos, estabelecendo novos padrões de certificação e segurança e marcando a prontidão operacional de toda a Família AW. As primeiras unidades serão entregues a partir da linha de montagem final em Vergiate na Itália.

Uma segunda linha de montagem final do AW169 está sendo estabelecida na fábrica da AgustaWestland na Filadélfia, EUA. Em Yeovil, planta da AgustaWestland no Reino Unido, desempenha um papel-chave na produção das pás de rotor e do sistema de transmissão do rotor de cauda.

O programa AW169 tem se beneficiado do apoio do Governo do Reino Unido e já provou ser extremamente bem sucedido neste mercado para o transporte corporativo e de serviço público. Um dispositivo de treinamento de voo (FTD) e um simulador de treinamento de manutenção já estão operacionais na Academia de Formação Sesto Calende da AgustaWestland na Itália, enquanto o Full Flight Simulator Nível D estará disponível em 2016.

Mais de 150 helicópteros AW169 foram encomendados por clientes ao redor do mundo até esta data, incluindo contratos e opções, para uma ampla gama de aplicações, incluindo executivo/transporte corporativo, ambulância aérea, segurança pública, transporte offshore e funções de serviço público. Projetado com capacidades de dupla utilização inerentes, o AW169 é também ideal para o vasto leque de aplicações governamentais e será capaz de atender às exigências militares e navais.

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Informações

O versátil bimotor de nova geração na categoria intermédia, o AW169 foi concebido em resposta à crescente demanda do mercado por uma aeronave que oferece alto desempenho, preenche todos os mais recentes padrões de segurança e tem capacidades multi-função. O AW169 é certificado de acordo com as últimas alterações do EASA CS-29 / FAR Part 29. A certificação FAA seguirá nos próximos meses.

O tipo incorpora vários novos recursos tecnológicos no sistema de rotor, motores, aviônicos, sistemas de distribuição e transmissão e geração de energia elétrica. O AW169 pode acomodar confortavelmente até dez passageiros em sua cabine ampla e desobstruída, equipados com uma gama de sistemas de equipamentos e de entretenimento personalizado. A aeronave é alimentado por um par turbinas Pratt & Whitney PW210A. Um modo de unidade de potência auxiliar (APU) assegura a continuidade do funcionamento do sistema de controle ambiental, rádios e equipamentos médicos quando os rotores estão parados.

A suíte de aviônicos do AW169 introduz a tecnologia estado-da-arte, incluindo um cockpit compatível com NVG totalmente digital com três grandes telas 8 “x 10” (AMLCD) e tecnologia touch screen com maiores capacidades e gráficos 3D para a consciência situacional máxima.

Um sistema digital de 4 eixos de controle de vôo automático (DAFCS) com Sistema de Gerenciamento de Vôo duplo (FMS) minimizam a carga de trabalho da tripulação, permitindo VFR/IFR – SP/DP.

A suíte de aviônicos também está em conformidade com os requisitos de navegação, comunicação e vigilância por satélite e tem a capacidade de executar LPV IFR por satélite (desempenho do localizador com orientação vertical) se aproxima para maximizar a utilização ao redor do helicóptero. A aviônica de segurança, tais como o reforço Sistemas de Alerta da Consciência do Terreno, sistemas anti-colisão de bordo podem ser adicionados à configuração padrão dos aviônicos.

O AW169 apresenta recursos avançados no rotor principal de velocidade variável que aumenta a eficiência e reduz o nível de ruído externo. É também o primeiro helicóptero de sua categoria a entrar no mercado com um trem de pouso retrátil elétrico que reduz os requisitos de complexidade e de manutenção. Além disso, várias soluções aerodinâmicas avançadas foram incorporados na fuselagem do AW169 no âmbito do programa de redução European Clean Sky Green Rotorcraft GRC2 Drag Reduction.

O AW169 é projetado com facilidade inerente de manutenção, para utilização confiável e intensivo nas condições mais exigentes, com alto de tempo entre as revisões gerais (TBO) e pouquíssimas peças de vida limitada. Os tempos entre as inspeções sucessivas foi otimizado para maximizar a disponibilidade de aeronaves e reduzir horas de trabalho de manutenção por hora de voo, adotando o MSG-3 para o processo de manutenção.

Programas de manutenção podem ser adaptados para atender às necessidades específicas dos operadores, tornando o AW169 uma plataforma ideal para os operadores que querem maximizar a utilização das aeronaves.

O helicóptero AW169 é parte da família de AgustaWestland de novos helicópteros geração que inclui também o AW139 e AW189. Esses helicópteros todos possuem as mesmas características de vôo de alta performance e características de segurança, enquanto compartilham do mesmo conceito do cockpit comum e filosofia de design. Esta abordagem facilita a sinergia para operadores de frotas nas categorias de 4 a 9 toneladas em áreas como a formação, as operações de voo, manutenção e suporte.

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