Balões serão utilizados nos Jogos Olímpicos para reforçar a segurança

Brasília – Para reforçar a segurança durante os Jogos Olímpicos de 2016, as forças policiais brasileiras vão contar com balões com câmera de alta resolução adquiridos pela SESGE. Os equipamentos, ainda em fase de confecção, foram destaque na LAAD Defence & Security 2015, maior feira de defesa e segurança da América Latina, realizada na última semana no Rio de Janeiro.

balaosesge

Os balões, chamados tecnicamente de Aeróstatos de Monitoramento Persistente de Grandes Áreas (AMPGA) têm autonomia de voo de três dias, serão usados nas principais áreas de competição e possuem equipamentos que detectam a presença humana a 13 quilômetros de distância, câmeras diurna e noturna, chegam a 100 metros de altura, suportam ventos de até 80km/h, além de serem resistente a tiros.

Quatro unidades já foram adquiridas pela SESGE e serão usadas na Olimpíada de 2016 e da Paralimpíada. Um modelo similar foi testado na favela da Maré pelo Exército no fim do ano passado, e possui uma câmera especial com capacidade de escanear a área monitorada, inclusive com infravermelho para identificar pessoas à noite.

Como parte da programação da LAAD, o secretário Andrei Rodrigues participou da reunião do Colégio de Secretários de Segurança Pública. Na ocasião, destacou o fato de que, apesar de ter competições concentradas no Rio de Janeiro, os Jogos Olímpicos servem de vitrine do Brasil para o mundo, e requerem empenho de todas as unidades da federação em relação à segurança pública.


SECRETARIA EXTRAORDINÁRIA DE SEGURANÇA PARA GRANDES EVENTOS

EXTRATO DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 1/2015 -SESGE/MJ (DOU 04/02/15, S3)

Processo: 08131.012119/2014-55.

Código da UASG: 200248

Espécie: Ata de Registro de Preços, oriunda do Pregão Eletrônico nº 35/2014 – SESGE/MJ, celebrado entre a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos – SESGE/MJ – e a empresa ALTAVE Indústria, Comércio e Exportação de Aeronaves LTDA-ME, CNPJ nº 13.364.958/0001-03.

Objeto: Aquisição de Solução de Aeróstato (Balão Cativo) com Monitoramento Persistente de Grandes Áreas – AMPGA.

Vigência: De 31 de dezembro de 2014 a 30 de dezembro de 2015. Valor total Registrado: R$ 46.176.000,00.


Confira o EDITAL e RELAÇÃO DE ITENS

Objeto: Aquisição de Solução de Aeróstato com monitoramento Persistente de Grandes Áreas – AMPGA, incluindo fornecimento, instalação e integração de equipamentos , componentes, acessórios e materiais; Treinamento e capacitação para usuários e equipe de manutenção; Prestação de serviço de montagem, desmontagem e reabastecimento de gás da solução.


Fonte: SESGE e ComprasNet.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

17 + oito =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários