Santa Catarina – No domingo (28), o SAER/SARASUL recebeu a visita de Silvano Felizardo Alves, que foi atendido pela equipe aeromédica no dia de natal de 2022, pós sofrer uma parada cardiorrespiratória (PCR) na cidade de Balneário Rincão. Sua esposa, Tais Mendes e seu cunhado Realdo Mendes, acompanharam Felizardo na visita.
A equipe, que estava de serviço no dia, relembra que do momento em que foram acionados até a chegada ao local, foram apenas 6 minutos de voo. Na cena, realizaram atendimento conjunto com o SAMU e bombeiros voluntários do Rincão. Após dois choques e mais de 30 minutos de reanimação com condutas avançadas, foi revertido o quadro de parada cardiorrespiratória do paciente.
Silvano foi conduzido de helicóptero ao hospital São José, em Criciúma, onde ficou 23 dias hospitalizado. A aeronave estava tripulada pelos pilotos Humberto e Victor, pelo operador aerotático Ramon, pelo médico Matheus Bett Neto e pelo enfermeiro Magdiel Domingues.
A visita no domingo foi um momento emocionante, “é muito gratificante poder conhecê-lo e compartilhar da felicidade desse reencontro. Silvano está muito bem, sem sequelas e sorridente, nos trouxe uma bela cesta de café da tarde e muita gratidão”, relatou o médico Matheus Bett Neto.
“O excelente tempo resposta no emprego da aeronave, aliado a um atendimento conjunto, iniciado pelas compressões cardíacas realizadas por seu cunhado Realdo, antes mesmo do socorro chegar, culminaram no melhor desfecho que poderíamos ter. Todos nós, juntos, fizemos do natal passado, um natal inesquecível para a vida de alguém”, complementou o enfermeiro Magdiel Domingues.