Batalhão de Aviação Operacional da PM do Distrito Federal tem novo hangar

Distrito Federal – Depois de muita luta e diversas mudanças de localização, enfim, o Batalhão de Aviação Operacional (Bavop), da Polícia Militar do Distrito Federal, inaugurou no dia 25/04, sua nova sede, ao lado do 4º Batalhão, no Guará.

A solenidade de inauguração do Bavop contou com a presença da subsecretária adjunta da secretaria de segurança pública do DF, Isabel Figueiredo; de oficiais da ativa e de oficiais aposentados da PMDF; de oficiais da aeronáutica; de representantes da PCDF; do Detran; integrantes de outras forças policiais de outros estados, de policiais da unidade e convidados.

DSC09390

Também ocorreram atividades alusivas ao aniversário do Bavop, como: plantio de mudas de árvores frutíferas, abertura da cápsula do tempo do Bavop, onde policiais e familiares foram convidados a colocar objetos e fotos. A cápsula será aberta dia 25 de abril de 2030.

Os ex-integrantes do Bavop, subtentente Antônio Carlos Affonso e o 1º sargento Fábio Graça Cavalcanti, agora da reserva, foram homenageados pelos 30 anos de bons serviços prestados. Também foram homenageados os colaboradores da aviação da PMDF, os senhores Marcelo Assunção de Lima, Mauro Ayres, Adriano Sanches, Marco Túlio Alves Valadão e a senhora Rita, mãe do 2º tenente André Edson de Sousa, que faleceu em 2004, durante curso de formação de piloto, em Ipeúna-SP.

“O policiamento aéreo é fundamental para a polícia. Tanto os policiais militares que estão nas ruas, quanto pessoas civis (sociedade) que são apoiados diariamente pelo Bavop, reconhecem a importância do policiamento aéreo. Já recebi vários elogios e agradecimentos de pessoas que foram atendidas pelos integrantes do Bavop”, disse o coronel César.

O comandante-geral da PMDF, coronel Florisvaldo Ferreira César, oficiais superiores e a senhora Rita, realizaram o descerramento da placa de inauguração do BAVOP.

Civis e militares que participaram desta conquista, foram homenageados com uma pequena lembrança. Durante o evento, as crianças se divertiram nos brinquedos infláveis e deram muitas gargalhadas com os palhaços.

Pioneiros da aviação da Polícia Militar do Distrito Federal

Coronéis Leonardo Luciano Leoi, António Roberto Castro Neves, José Clodomiro Machado Garcia, major Carlos Alberto de Oliveira Silva, suboficial da Força Aérea Brasileira, João Luis, sargentos José Ribamar Lira Aragão, Adalberto Pereira de Araújo, António Pierri Júnior, Cláudio Luis de Souza Brito, Luiz Francisco da Silva Neto e Valdivino Alves Mota.

Conheça um pouco da história do Bavop

O Batalhão de Aviação Operacional (Bavop) é a unidade da Polícia Militar responsável pelo policiamento aéreo e apoio aéreo de todas as outras unidades da PMDF. Em 1996, a PMDF recebeu seu primeiro helicóptero, um modelo Helibrás HB 350B Esquilo, fabricado em 1991, recebendo a denominação de Fênix 1.

Em 1997, foi criado o Grupamento de Operações Aéreas (GOA) e, em 2000 foi incorporado a estrutura do Bope. Em 2002, o GOA saiu da estrutura do Bope e passou a ser subordinado ao Comando de Policiamento Especializado (CPE). Já em 2010, surgiu uma nova reestruturação, passando a denominação atual (Bavop). Em 2011, mais duas aeronaves foram adquiridas, ambas modelo Esquilo AS350B.

Veja mais fotos da solenidade:

Fonte: PMDF, por Gilmar Santos.

3 COMENTÁRIOS

  1. Desejo todo o sucesso aos integrantes do BAVOP, minha casa e origem da aviação. Parabenizo todos aqueles que empenharam esforços na concretização da conquista de nosso hangar, tanto os pioneiros, quanto aqueles que já estão aposentados e os da ativa, hoje podem usufruir de instalações modernas e saudáveis. Parabéns aos Fênix. Em breve estarei lhe fazendo uma visita.
    TC Gonçalves – GRAESP/PARA

  2. Parabéns aos amigos do BAVOP por mais essa conquista, a luta foi árdua mais valeu a pena, o hangar possui ótimas instalações.
    Bons voos em defesa dos companheiros de farda e dos cidadãos.
    Forte abraço.
    Cmte Sergio Dolghi
    Uopa / Detran-DF

  3. Parabenizo a todos os amigos do BAVOP, em especial, os pioneiros, que tive o prazer de conviver por um longo e agradável período. “Céu de Brgadeiro” a todos. Um GRANDE abraço!!!!

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

3 × 4 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários