- Anúncio -

Santa Catarina – Há 10 Anos, precisamente no dia 20 de Janeiro de 2010, nascia a parceria pioneira entre Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Desde então, são quase 10.000 ocorrências atendidas e inúmeros cidadãos beneficiados pelo serviço aeromédico através do “voo pela vida”. Para comemorar o aniversário, no dia 07 de Fevereiro, realizarão solenidade de 10 Anos do BOA em sua nossa nova sede (Hangar do Governo) no Floripa Aiport, Av. Dep. Diomício Freitas, s/n (Portão 03), Carianos, Florianópolis/SC.

Foto histórica do início das operações aéreas do Corpo de Bombeiros Militar em Santa Catarina.

Números da Operação Verão 2019/2020

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) apresentou o terceiro boletim semanal, com o relatório de atividades da Operação Verão Santa Catarina 2019/2020. Os dados são referentes a data da abertura da operação, 12 de dezembro até o último domingo (19).

Ao analisar o comparativo da Operação Verão 2018/2019 e 2019/2020, o Projeto Golfinho já formou 56% crianças a mais que o ano passado e o Batalhão de Operações Aéreas (BOA), por meio das aeronaves Arcanjos, atendeu 54% mais ocorrências no período.

Houve ainda um aumento de 16% nos salvamentos e 7% nos resgates, mostrando que o CBMSC intensificou suas atividades preventivas e de atendimento, porém, cabe ao banhista ter o cuidado de aproveitar as áreas de lazer aquáticas com segurança, seguindo as orientações preventivas.

Gratidão

O comandante Interino do Batalhão de Operações Aéreas, Major BM Túlio, reencontrou o Pablo Ruan Silva, paciente atendido pela equipe do Arcanjo 01 no dia 05 de Janeiro, vítima de afogamento grau 6 (Afogamento seguido de Parada Cardiorrespiratória – PCR) na Praia do Moçambique, em Florianópolis.

A Ressuscitação Cardiorrespiratória foi iniciada pelos Guarda-Vidas na faixa de areia da praia. Rapidamente acionaram o Arcanjo 01 para dar o suporte avançado e, após 30 minutos de manobras, a PCR foi revertida e o paciente foi conduzido ao Hospital Universitário, em Florianópolis.

Depois de duas semanas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Pablo acordou e agradeceu muito a equipe Arcanjo, mandando abraços para todos que participaram do atendimento. Ele é Cabo do Exército Brasileiro e serve em Santa Maria/RS.

“Esse é o nosso combustível! É gratificante para a família Arcanjos poder reencontrar as pessoas as quais tivemos a oportunidade de auxiliar em um momento de dificuldade! Nossa ‘guerra’ é pela vida!”, disse o Maj Túlio.

- Anúncio -