- Anúncio -

Santa Catarina – O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou na segunda-feira (24), a 2ª Jornada de Segurança Operacional.

Participaram da jornada as equipes do SAMU Aeromédico de SC que tripulam as aeronaves Arcanjos. No período da manhã treinaram abordagem prática em ocorrência com múltiplas vítimas, com a participação de equipes de socorro que atendem ocorrências no resgate veicular. Vivenciaram situações sensíveis, complexas e que acontecem com cada vez mais frequência no estado.

Já no período da tarde, as equipes deslocaram para participar de palestras no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC). O ciclo de palestras foi voltado para o uso do sangue total no atendimento pré-hospitalar, contando com a presença do médico e professor de patologias da Universidade de Pittsburgh, Estados Unidos.

A temática foi escolhida por ser uma parceria inovadora no serviço aeromédico do país,  estabelecida entre o BOA/CBMSC, o SAMU Aeromédico de SC, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON (FAHECE). Desde o primeiro atendimento em 24 de Julho de 2022, 22 pacientes já foram transfundidos.

Acionamento

Durante a palestra, perto das 15h30min, os helicópteros Arcanjo 01 e 03 foram acionados para realizar o atendimento de um homem alvejado por vários disparos de arma de fogo na região do tórax, abdômen, braço e coxa.

O paciente apresentava um quadro grave, estando inconsciente, com parada cardiorrespiratória (PCR) e com hipovolemia. O paciente teve a PCR revertida e foi usado o sangue total para que conseguisse melhorar e estabilizar seus sinais vitais.

Resgate de vítima com ferimento por arma de fogo.
- Anúncio -