Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo da PMMG realiza treinamento de combate a incêndio e resgate de vítimas

Minas Gerais – No último dia 18 de junho, quinta-feira, o Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar de Minas Gerais realizou treinamento prático de combate a incêndio com integrantes da Unidade.

No período compreendido entre os meses de junho e novembro, o índice de precipitação pluviométrica é reduzido e propicia o surgimento de focos de calor e incêndio, muitas vezes atingindo áreas de preservação ambiental de interesse do Estado de Minas Gerais.

Previncendio

Tais situações exigem do Estado ações e medidas imediatas e técnicas para apoio aos trabalhos de combate e prevenção à ocorrência de incêndios florestais nas áreas afetadas. A Polícia Militar também atua nessa atividade, seja em virtude de sua capacidade logística por todo o território mineiro, seja pela capacidade técnica e treinamento de equipes especializadas, tais como as do Btl RpAer.

A Força Tarefa Previncêndio (FTP) foi instituída no âmbito do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Governo do Estado. Este Programa ficou comumente conhecido como Previncêndio e foi criado pelo Decreto nº 44.043, de 09 de junho de 2005, que passou a reger suas normas de funcionamento, passando a ser regulada pelo Decreto nº 45.960, de 02 de maio de 2012.

???????????????????????????????

O diferencial logístico e técnico, aliado à experiência operacional na atuação em incêndios florestais, fazem do Btl RpAer a força mais imediata de reação e apoio do Estado Mineiro. Assim, os trabalhos desta Unidade são direcionadas para uma atuação conjunta com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD e demais órgãos que compõem a Força Tarefa Previncêndio.

A Unidade, para cumprir sua missão, deve aprimorar constantemente seus recursos humanos para atuar com elevado padrão de segurança de voo e com o máximo de proficiência.

???????????????????????????????

A Esquadrilha Pégasus realiza programa de profissionalização e capacitação das tripulações, preparando seus integrantes anualmente para apoiar de forma irrestrita e de maneira eficaz toda e qualquer demanda operacional advinda da SEMAD neste período.

O treinamento ocorreu durante todo o dia e os militares realizaram exaustivamente diversas manobras especiais com helicópteros, simulando situações emergenciais de salvamento e combate a incêndio, como extração vertical com cordas, extração vertical com maca, resgate com cesto, rapel do helicóptero, embarque e desembarque em locais de difícil acesso, operação com Bambi Bucket e transporte de carga externa.

Fotos:

Fonte: PMMG

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

19 + oito =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários