Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo da PMMG tem novo Comandante

No dia 24 de fevereiro de 2010 ocorreu a passagem de comando do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo da PMMG, onde o recém promovido Coronel Laércio dos Reis Gomes entregou o comando ao Ten Cel Welton José da Silva Baião.

Cel Laércio (esq.) passando o comando ao Ten Cel Baião (dir.) na sede do Btl RpAer/MG.

O Coronel Laércio que deixou o comando do Batalhão teve uma longa história de sucesso nessa Unidade, quando o então Capitão PM Laércio Reis adentrou ao hangar do, à época, Batalhão de Missões Especiais – BME, no Comando de Radiopatrulhamento Aéreo (CORPAER), em abril de 1996 obteve, desde então, especial destaque em todas as atividades que desenvolveu e nas missões que lhe foram confiadas.

Sua trajetória na carreira aeronáutica começou a se consolidar concomitantemente à sua ascensão profissional.

Em 1996 iniciou suas atividades na Unidade, exercendo as funções de Chefe da Seção de Recursos Humanos, Secretário e Comandante de Operações Aéreas, tendo obtido neste mesmo período a habilitação de Piloto Privado de Helicóptero (PPH).

Em 1999, obteve a habilitação de Piloto Comercial de Helicóptero (PCH) e no final do ano foi promovido ao posto de Major PM. Tornou-se instrutor de voo de helicóptero em 2001 e a partir do ano de 2002 atuou como Chefe da Seção de Ensino e Treinamento e Comandante de Aeronave.

Em 2007 foi promovido ao posto de Tenente-Coronel PM, sendo então o Subcomandante da Unidade e em outubro de 2008 assumiu o Comando do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo. No mesmo ano, concluiu o curso de Examinador Credenciado da ANAC e em setembro de 2010 recebeu a habilitação para voo sob regras por instrumentos (IFR).

Coronel Laércio dos Reis Gomes, uma "despedida" digna de um grande Comandante.

Em 06 de janeiro de 2011 foi agraciado com a promoção ao último posto do oficialato na carreira policial militar da Corporação de Tiradentes, o de Coronel PM do Quadro de Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais.

O Coronel Laércio, durante sua jornada no comando do Btl RpAer/MG colaborou sobremaneira para o seu profícuo e franco desenvolvimento, ajuntado esforços e conduzindo homens e mulheres aos objetivos há muito tempo almejados, e deixou sua marca, em forma de admirável contribuição.

Foram levados a efeito vários projetos importantes, dentre eles, cursos de pilotos, tripulantes e mecânicos, aquisição de equipamentos e aeronave, além da elaboração de programas, sistemas e manuais sobre emprego operacional, formação, ascenção profissional, etc.

Os feitos memoráveis deste Comando reverberarão por longos anos, gravados na história da aviação policial militar mineira e servirão como referência para a aviação de segurança pública e de defesa social de todo o país.

Parabenizamos e manifestamos nossos mais sinceros agradecimentos ao Coronel Laércio, que ora nos diz um “até logo”, na aurora de cumprir uma nova missão, no Triângulo das Minas Gerais, no qual assumirá o comando da 5ª Região da Polícia Militar, sediada em Uberaba/MG.

Cel Laércio (esq.), Maj Timóteo (centro) e Ten Cel Baião (dir.)

Com a ida do Cel PM Laércio para um novo Comando assume o Ten Cel Baião. O novo Comandante nasceu em Ouro Preto/MG e terá a responsabilidade de comandar o Batalhão de de Radiopatrulha Aérea. O Ten Cel Baião ingressou na Policia Militar de Minas Gerais no dia 1º de fevereiro de 1988 e além do curso de formação de oficiais e do curso de aperfeiçoamento de oficiais, possui o curso de especialização em gestão estratégica de segurança pública.

Este oficial, ao longo de sua carreira, trabalhou no policiamento, policiamento de choque, diretoria de recursos humanos, apoio logístico e finanças, atuou no gabinete militar no governo Itamar Franco e ajudante de ordens do governador Aécio Neves durante o período de transição, serviu na corregedoria do tribunal de justiça militar, dentre outras funções e em janeiro de 2011 foi designado para o comando do Batalhão de Rádiopatrulhamento Aéreo.

Ten Cel Welton José da Silva Baião, novo comandante do Btl RpAer/MG.

O Ten Cel Baião terá sob seu comando cerca de 165 militares, com 21 comandantes de aeronave, 19 copilotos, tripulantes operacionais, instrutores de voo, mecânicos de manutenção de aeronaves, além de motoristas e pessoal administrativo. Esta equipe é responsável pelo funcionamento de oito helicópteros e dois aviões distribuídos entre a sede e as três Bases destacadas: Uberlândia, Montes e Juiz de Fora.

A sede do Corpaer está estrategicamente instalada no Aeroporto da Pampulha, à Rua dos Hangares, 50, Bairro Aeroporto – Belo Horizonte, onde conta com infraestrutura aeroportuária (brigada de bombeiros, serviços de controle de tráfego aéreo, segurança, áreas desobstruídas para pousos e decolagens, indicador de direção e velocidade de vento).

Antes de sua promoção e de sua saída do Comando do Batalhão, o Cel Laércio ajudou na elaboração de uma edição especial da PMMG sobre a Unidade e que se transforma, neste momento, num tributo aos trabalhos prestados em prol da Aviação de Segurança Pública Mineira e brasileira, confira:

Clique e leia a Revista Comemorativa do CORPAer/MG

Sucesso ao novo Comandante!


Fonte: Btl RpAer/MG.


9 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns Cel Laércio pela sua história na aviação Policial. O senhor é um ícone na aviação. Tive a feliz oportunidade de cursar o CSV consigo e fiquei honrado em conhecê-lo.
    Felicidades na nova empreitada. Ao novo Comandante, tenho certeza que se foi preparado pelo Cel laércio para o Comando será tão bom quanto ele.
    Grande abraço aos amigos e bons voos!

  2. Parabéns ao Cel Laercio por ter contribuído decisivamente para tornar a Aviacao Policial da PMMG uma referencia no Brasil!

    Deixo aqui registrado os mais sinceros votos de sucesso ao Cel Laercio na nova função, bem como desejo o mesmo ao TC Baiao, que tem a nobre função de comandar esse time de vencedores!

    Abraço a todos e bons voos!

    Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ
    Grupamento Aereo e Marítimo (GAM)

  3. AO “LENDÁRIO” CEL LAÉRCIO, MEUS VOTOS DE FELICITAÇÕES PELA PROMOÇÃO AO ÚLTIMO POSTO DO OFICIALATO, DESEJANDO-LHE QUE NOSSO DEUS CONTINUE A ABENÇOAR SEUS HORIZONTES, FAZENDO VOTOS QUE CONTINUES A SER ESSA PESSOA HONRADA, AMIGA E PRESTATIVA, QUE SEMPRE FOSTE. UM VERDADEIRO ÍCONE PARA TODOS NÓS QUE FAZEMOS A AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE DEFESA CIVIL NO BRASIL.
    AO TC BAIÃO, MEUS PARABÉNS PELA ASSUNÇÃO DO COMANDO DE TÃO HONROSA UNIDADE, DESEJANDO-LHE SABEDORIA E DISCERNIMENTO NO CUMPRIMENTO DESSA MISSÃO.
    CAP PMPE ROMILDO.

  4. PARABÉNS A TODOS OS INTEGRANTES DO BTL DE RADIOPATRULHAMENTO AÉREO DA PMMG, EM ESPECIAL AO SENHOR CEL PM LAERCIO, DESEJO AO MESMO SUCESSO NA NOVA MISSÃO E AO MAJ PM TIMÓTEO, UM GRANDE ABRAÇO E O MEU AGRADECIMENTO PELO APOIO RECEBIDO DURANTE A MINHA ESTADA NO CORPAER DESEJO TAMBÉM AO TEN CEL BAIÃO, MUITO SUCESSO NA NOBRE MISSÃO DE COMANDAR ESSES VALORES POLICIAIS MILITARES ANJOS DA GUARDA DO CÉU DE MINAS GERAIS.

  5. É com grande satisfação que presto minhas homenangens ao Cel Laércio, que muito contribui com a Aviação de Segurança Pública do Brasil.

    Dedicado, amigo e Conselheiro de muitos foruns é um homem que merece todos os nossos votos de felicidade nesse novo posto que assume.

    Um grande abraço e fique com DEUS!

    Ao Ten Cel Baião um grande abraço ficando a disposição para o que pudermos ajudar!

    Ten Romualdo – Piloto de Helicoptero
    Diretor Ceiopaer

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

sete − 2 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários