BAvOp/PMDF realiza treinamento de padronização operacional de seus tripulantes

Entre os dias 30 de janeiro e 03 de fevereiro de 2012, o Batalhão de Aviação Operacional (BAvOp) da PMDF realizou o I Treinamento de Padronização Operacional de Tripulantes. O treinamento teve por objetivo, além de padronizar procedimentos, adequar as técnicas à realidade das de missões que são desempenhadas pelo BAvOp no Distrito Federal, com base em experiências vivenciadas por Tripulantes Operacionais (TOPs) e pilotos durante as ocorrências atendidas na Capital Federal.

Objetivando ainda a atualização dos conhecimentos e das técnicas empregadas na atividade, as instruções elaboradas pelo BAvOp foram marcadas pela segurança, pela técnica e principalmente pelo profissionalismo dos militares envolvidos, sem esquecer ainda dos militares do Batalhão de Operações Especiais e do Batalhão de Policiamento Ambiental que participaram e apoiaram a iniciativa da Unidade.

A oportunidade agradou a muitos policiais que, para alguns, era a primeira vez que foram chamados a participar ativamente de uma regulamentação desta monta, comprovando o conceito do atual Comandante em valorizar a atividade pelo conhecimento e habilidade de cada militar.

Dentre as técnicas utilizadas pelo tripulante operacional na realidade de Brasília, foram treinados fraseologia aeronáutica, tiro embarcado, abordagem tática, embarque e desembarque operacional, salvamento aquático (“Mac guire”), rapel etc. Apesar de existirem tantas outras atividades possíveis para o tripulante operacional, como “Fasthope”, “Hello casting”, combate a incêndio e transporte de enfermos, o treinamento focou no cotidiano da atividade que versa principalmente pelo apoio em ocorrências e no radiopatrulhamento aéreo ostensivo.

Logo após o carnaval será realizado o II Treinamento de Padronização de Tripulantes, onde as técnicas de Maguire, Desembarque/Embarque no Pairado (alto e baixo) e Técnicas de Abordagem passarão pelo mesmo processo de avaliação e execução.

Aos interessados pela atividade de tripulante operacional, o Comandante do BAvOp recomenda que prezem pelo condicionamento físico e pela busca do conhecimento, pois em breve um futuro curso será oportunizado aos policiais militares do Distrito Federal que anseiam em guardar o DF pelos céus da Capital.

“O nosso objetivo é manter um padrão operacional de excelência, aumentando a eficiência nas ações, diminuindo a possibilidade de erro e, consequentemente,  melhorando o nível de segurança operacional da Unidade Aérea”, diz o TC Gonçalves, Comandante do BAvOp.

Fonte: PMDF.

6 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns aos tripulantes operacionais e aos policiais da SIT/BAVOP pelo esforço empreendido nas instruções. Só quem observou de fora pôde notar o valor desses profissionais.

  2. Parabéns aos Tops do BAVOP/PMDF pelo profissionalismo. Nós que atuamos em Operações Aéreas sabemos a importância do treinamento, pois lá em cima não podemos cometer erros. Como dizemos em nossos treinamentos por aqui: “Treinamento difícil, combate fácil”. Parabéns a todos do BAVOP(PMDF)

  3. Parabéns a todos os colegas TOMM do BAVOP-DF, com os quais tive opurtunidade de por diversas edições troca experiências com policias de todo o Brasil, em estágios oferecidos pela SENASP. Também sob o Cmdo. e cuidados do sr. Tcel Gonçalves do hoje 01 deste Batalhão.

  4. parabéns companheiros por ter galdado com êxito mais um objetivo de suas vidas, ontem dia 13/02, Alagoas formou 09 top, um deles sou eu. Me sinto lisogiado. falçãooooooooo.

  5. PARABÉNS AOS PROFISSIONAIS DESTA VALOROZA UNIDADE, QUE COM BRIO FAZEM DOS CÉUS A SUA CASA DIÁRIA. QUE DEUS OS ABENÇOE E OS GUIE…
    UM ABRAÇO DO IRMÃO DE MATO GROSSO DO SUL AOS AMIGOS DO BAVOP, EM ESPECIAL A ISLEN E AMORIM. CAVEIRA IRMÃO
    “PROTEGEI ESTE TRIPULANTE OPERACIONAL QUE CORTA OS CÉUS COMO SE UM RAIO FOSSE…”

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

2 × 5 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários