Santa Catarina – Na tarde de terça-feira (14), a equipe do Arcanjo 03 do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) que atua em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada para atender um homem de 54 anos, que havia sofrido Parada Cardiorrespiratória (PCR) no interior de um supermercado, no município de Navegantes.
No local, a equipe da ambulância do Corpo de Bombeiros Militar de Navegantes já havia iniciado atendimento com manobras de Reanimação Cardiopulmonar e realizado a utilização do Desfibrilador Externo Automático (DEA), obtendo êxito e revertendo a PCR.
A equipe de saúde do Arcanjo 03 realizou a intubação e medicação do paciente, estabilizando o quadro clínico. Em seguida, transportou a vítima até o Hospital Marieta, em Itajaí.
Diferencial da Unidade Aérea
Apesar da reversão da PCR, há pacientes que não respondem adequadamente às manobras utilizadas, por mais eficientes que elas sejam, necessitando de complementação no tratamento.
Como os helicópteros Arcanjos possuem equipamentos e equipe médica capacitada (médico e enfermeiro), podem ser realizados atendimentos mais complexos, que geralmente são utilizados dentro de unidade hospitalar, tornando a aeronave uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Aérea.