Santa Catarina – O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e o SAMU Aeromédico realizaram na tarde de sexta-feira (22), o atendimento a uma vítima de afogamento em piscina no Município de Florianópolis, que necessitava de suporte avançado.
A equipe de serviço do helicóptero Arcanjo 01 da Base de Florianópolis foi acionada pelo Central do SAMU para realizar o atendimento a criança em Parada Cardiorrespiratória devido a afogamento em piscina no Bairro São João do Rio Vermelho.
A aeronave decolou e realizou o pouso em campo próximo a ocorrência, realizando rápida intervenção. Sendo a primeira equipe a chegar no local, iniciou as manobras de Reanimação Cardiopulmonar, monitorização, acesso venoso e intubação.
Com a chegada da equipe do Auto Socorro de Urgência (ASU) da Barra da Lagoa e continuidade dos procedimentos, as manobras de RCP possibilitaram, após 8 minutos, o retorno da circulação espontânea da vítima, com estabilização de seus sinais vitais. Em seguida, a vítima foi embarcada e levada de helicóptero para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis.