- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Paraná – Nos dias 11, 12 e 13 de novembro o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) realizou o Curso de Operador de Suporte Médico para profissionais de saúde que irão trabalhar no litoral durante a Operação Verão 2020/2021.

O curso se destina ao treinamento especializado dos médicos e enfermeiros que atuam em atividades de resgate e remoção aeromédica no sistema de saúde do Paraná e cumpre as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (RBAC 90). Com a capacitação, os profissionais poderão trabalhar embarcados nas aeronaves do BPMOA nos atendimentos de urgência e emergência médicas em toda a região litorânea.

Os 21 profissionais de saúde, apresentados pela Pró-Ativo, empresa vencedora do processo licitatório realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (CISLIPA), receberam treinamento teórico e prático na torre de treinamento vertical no hangar operacional do BPMOA. (saiba mais sobre a licitação)

As atividades foram ministradas pelos operadores de suporte médico da Base Leste do BPMOA, em Curitiba, operadores aerotáticos e comandantes de aeronave. Durante o curso, os profissionais receberam instrução sobre:

  • legislação aeronáutica,
  • doutrina operacional,
  • segurança operacional,
  • noções de navegação,
  • emergências,
  • meteorologia,
  • fadiga de voo,
  • fisiologia aeroespacial,
  • atendimentos à vítimas de afogamento,
  • protocolos,
  • rotina e organização de cabine,
  • conhecimento técnico da aeronave,
  • exercícios práticos de embarque e desembarque de aeronaves a baixa altura, infiltração em local restrito utilizando rapel e extração de local restrito utilizando a técnica Mcguire.
BPMOA treina médicos e enfermeiros que trabalharão no litoral paranaense durante a Operação Verão

Operações diurnas e noturnas

Esse ano a Polícia Militar do Paraná, através do BPMOA, estará presente no litoral, todos os dias da semana do nascer ao pôr-do-sol e, além da operação diurna, contará também com equipe aeromédica completa em todos os finais de semana e feriados no período noturno, mantendo a Base Litoral, nestas datas, 24h com o serviço operante.

Para as operações noturnas o BPMOA estabeleceu regras de voo visual noturno, limitado a áreas determinadas de pouso reconhecidas pelas equipes, com carta de voo visual padronizando rampa de aproximação e decolagem, alturas de voo, pontos de coordenadas compulsórios para navegação como referência, possibilitando fazer a remoção de vítimas graves de Guaratuba, Matinhos, Pontal e Paranaguá.

As vítimas serão triadas pela regulação médica da Operação Verão, estabelecida gravidade do seu estado clínico e viabilidade das condições meteorológicas para deslocamento, devendo a ambulância levar até o local padronizado para embarque no Falcão e deslocamento seguro até Paranaguá para ser entregue para procedimentos no Hospital Regional Litoral.

Para o Tenente Maikon, Comandante de aeronave e Oficial de Comunicação Social do BPMOA, “a versatilidade e eficiência do helicóptero Falcão, aliada ao treinamento das tripulações, faz com que exista maior excelência na realização das missões, visando preservar a vida de quem mais precisa de ajuda, além de diminuir o tempo de chegada do socorro.”

Operação Verão

A Operação Verão é resultado de atividade conjunta entre a Secretaria da Saúde (SESA), Secretaria da Segurança Pública (SESP), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e CISLIPA, que envolve as todas as prefeituras do litoral paranaense.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários