Em incentivo ao Setembro Verde, mês dedicado à campanha de doação de órgãos em todo território nacional, a empresa goiana Brasil Vida Táxi Aéreo realizou gratuitamente o transporte aéreo de equipe médica de captação e de órgãos doados na madrugada de quarta-feira (07).
O voo saiu do aeroporto de Congonhas (SP) e depois de uma hora, a equipe chegava em Presidente Prudente (SP), onde se encontrava o doador dos órgãos. A bordo do Jato WestWind estavam piloto, copiloto, 4 médicos e equipe da Brasil Vida.
Uma ambulância aguardava a equipe de captação para conduzi-la ao Hospital Regional de Presidente Prudente. A cirurgia de retirada do coração e do pulmão começou às 2h15 da madrugada e foi finalizada as 5h50 (horário local). Após a cirurgia, a equipe médica retornou para o Aeroporto Estadual de Presidente Prudente e decolou às 6h40 da manhã com destino a Congonhas (SP).
O jato pousou às 7h33 (horário local) e uma ambulância já aguardava na pista para o translado do coração e do pulmão ao centro cirúrgico do Hospital INCOR (Instituto do Coração). Às 8h45 o coração transplantado já batia no peito do receptor. O pulmão foi transplantado em outro paciente. Os receptores irão passar por protocolos, monitoramento e avaliação médica para que tenham 100% de sucesso em seus transplantes.