BRPAe Bauru agora é oficina homologada pela ANAC

A base do helicóptero Águia da Polícia Militar (PM) conquistou no início deste ano a permissão para realizar manutenção e reparos nos 21 helicópteros da PM em todo o Estado, passando a ser a primeira do Interior paulista autorizada para isso. Até então, o serviço era realizado somente na Capital, pela matriz da categoria das aeronaves.

“Eles (equipe da base) passaram por quase quatro anos de cursos para conseguir o certificado expedido pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e atuam hoje como mecânicos na base”, ressalta o inspetor de manutenção aeronáutica da base do helicóptero Águia da PM de Bauru, sargento Ricardo Eikstein.

O reparo é realizado desde o final do ano passado nos 21 helicópteros da PM tipo ‘Esquilo’, AS-350, das bases de Araçatuba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Piracicaba e outras, além de Bauru.

Por conta do desempenho da equipe formada por um inspetor e quatro soldados, dois mecânicos – Marcelo Dantas e Alexandre Carvalho – e dois auxiliares de mecânica – Sandro Carvalho e a pioneira Sandra Sungaila, única mulher da turma e a primeira a fazer parte de uma equipe como essa em todo o Estado -, a base de Bauru foi condecorada como a segunda da polícia para reparos de aeronaves desse tipo.

De acordo com o inspetor, o serviço realizado hoje pelo grupo, chamados de “Inspeções Homologadas”, consiste na manutenção das aeronaves a cada 50 ou 100 horas de voo.

“Desmontamos todas as peças, checamos o funcionamento de item por item e, depois de cumprir as inspeções, realizamos um voo para checar e fazemos a entrega junto com a documentação”, explica o sargento Eikstein.

Na aeronave de Bauru, ele explica que por conta da facilidade, o reparo é feito a cada sete dias.

Performance

Os helicópteros da PM consistem nos modelos AS-350- BA com potência de 670 cavalos e ASS-350 B2, com potência de até 730 cavalos.

Antes da permissão para a realização da manutenção em Bauru, o helicóptero da PM passava cerca de dois dias longe da cidade e dos crimes para a manutenção. O trajeto para São Paulo duraria no máximo 1h30 de voo. O cálculo sobre o gasto de uma aeronave é feito por meio da contagem de litros de combustível por horas. Um helicóptero do tipo ‘Esquilo’ funciona com 180 litros de querosene de aviação por hora.

Segundo o sargento Eikstein, o litro de um combustível como esse com preço especial para a para a Polícia Militar chega a custar em torno de R$ 4,00. Somadas as idas e vindas para São Paulo, com a base de mecânica em Bauru, a Polícia Militar economiza um montante de R$ 2.160,00 a cada manutenção.

Fonte: JCNet.

Fotos: Divulgação.

13 COMENTÁRIOS

  1. Parabens aos companheiros da Base Bauru por conseguir a homologação junto a ANAC, não poderia ser diferente pois possui uma exelente equipe de manutenção que são chefiados pelo competente Sr.Inspetor Sgt Ekistem, parabens e boa sorte a todos.

    CB PM OLIVEIRA
    BRPAe/PGD.

  2. Parabens aos nobres…
    Não me admiro por tal conquista, uma vez que a responsabilidade e comprometimento profissional dos Técnicos em Manutenção de Aeronaves do GRPAe é explícito.

  3. Parabéns aos competentes águias de Bauru, estamos certos que a longa jornada até a homologação valeu a pena. Essa economia do traslado e apenas uma que citamos, o custo da intervenções de 50 e 100 horas reduzira praticamente ao custo dos componentes substituídos, e ao longo do tempo o investimento na formação e capacitação continuada se dilui. Parabéns!!!

  4. Meus caros Amigos do BRPAe-Bauru,recebam os meus cumprimentos pela certificação e saibam que continuo ao seu dispor para apoiar no que for necessário.

    Um grande Abraço,
    Ari (Turbomeca)

  5. AOS MEUS AMIGOS DE BAURU E A TODA FAMILIA GRPAe, ESSA É APENAS MAIS UMA CONQUISTA DE MUITAS QUE VIRÃO, O GRUPAMENTO AEREO ESTÁ SE COMPÓRTANDO COMO GRANDE, QUE É O SEU VERDADEIRO LUGAR, COM MUITO AMOR, GARRA E DEDICAÇÃO, MOSTRAREMOS A TODA NAÇÃO AVIADORA UMA NOVA ERA NO SETOR DE MANUTENÇÃO DO GRPAE. PARABÉNS PELA CONQUISTA E ESTAMOS SEMPRE PRONTO PARA TORNAR NOSSAS AERONAVES SIMBOLO DE PAZ E TRANQUILIDADE.

  6. BRPAE BAURU,

    A confiança do comando da unidade e da divisão de manutenção depositada nesta BRPAe certamente não foi em vão, pois a qualificação de valorosos policiais, aliada a boa vontade em contribuir com a evolução do GRPAe trouxe esse resultado gratificante.

    O trabalho está apenas em seu preâmbulo, desse modo, contamos com a mesma determinação e responsabilidade de todos, o que inclui Comandante da BRPAe, Oficiais, Inspetor, Mecânicos, Auxiliares e Tripulantes, pois com a mesma sinergia atualmente implantanda, certamente o sucesso será alcançado.

    Parabéns e Boa Sorte…
    Á G U I A !!!

  7. Quais as documetações necessarias para homologação?
    Gostariamos de homologar o CORPer de Minas Gerais.
    Parabéns a todos.

    Att: Joubert

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

18 + sete =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários