Btl RpAer realiza transporte de tecido humano em apoio a policial militar ferido

- Anúncio -

Policial Militar de Minas Gerais tem olho gravemente lesionado em serviço e recebe pronto atendimento médico da Polícia Militar, que empregou aeronaves de asas rotativas e fixas para o transporte de tecido de Belo Horizonte para Governador Valadares.

Guará 03: Equipe preparada para traslado do tecido.

Policial Militar da 5ª Cia MEsp/8ª RPM, em Governador Valadares, em Minas Gerais, teve um dos olhos gravemente lesionado no mês de fevereiro de 2012, ao acondicionar escudo balístico em viatura policial, utilizando-se de tira de borracha que se soltou e o atingiu.

A Polícia Militar adotou as medidas para o restabelecimento da integridade física do policial que passou por várias cirurgias corretivas. No dia 02 de novembro de 2013, a pressão interna do olho lesionado do militar se apresentou acima do normal, tendo que passar o militar por nova cirurgia. Para que o procedimento fosse realizado, era indispensável o implante do tecido interno do globo ocular (esclero).

O Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo foi acionado às 16h10min para transportar o tecido de que o policial militar necessitava, de Belo Horizonte para Governador Valadares. De imediato, a Unidade decolou o Pegasus 14, PP-MMG, helicóptero modelo AS 350 Esquilo, tripulado pelo Cap PM Saulo, Cmt da Aeronave, Cap PM Vilas Boas, Comandante de Operações Aéreas e pelos Observadores Aéreos 1º Sgt PM Mattos e 3º Sgt PM Glauber, para, numa primeira etapa, transportar o tecido do Hospital João XXIII até o Aeroporto da Pampulha.

Pegasus 14: ´Chegada da equipe que buscou o tecido no HPS (João XXIII).

Logo após o pouso, a aeronave Guará 03, PT-RIY, avião modelo Embraer Corisco Super Turbo, pertencente à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e operado pela Polícia Militar, tripulado pelo Cmt da Aeronave 1º Ten PM Silvestre e pelo Comandante de Operações Aéreas 1º Ten PM Jean Carlos, decolou para realizar a segunda etapa do traslado do tecido até a cidade de Governador Valadares.

Esquadrilha Pegasus: rapidez no traslado do tecido recebido

Durante o transporte, o militar era preparado para ser submetido à cirurgia e já encontrava internado no Hospital da cidade de destino. Os 231Km (125Nm) que separavam o tecido do policial militar foram vencidos em 56 minutos de voo, tendo a aeronave Guará 03 pousado às 17:35h, apenas 1 hora e 25 minutos após o primeiro contato para acionamento e desencadeamento da missão.

Esquadrilha Pegasus: rapidez no traslado do tecido recebido

Ao pousar na cidade de Governador Valadares, uma equipe da ROTAM da 5ª CIA MEsp já estava pronta e aguardava no aeroporto para efetuar o transporte do tecido até o hospital onde uma equipe médica aguardava material que foi implantado no militar. A cirurgia ocorreu às 18h15min.

A operação foi um sucesso e o policial militar já se encontra em recuperação. Mais uma vez a Polícia Militar valoriza seus talentos humanos não medindo esforços para atendê-los em suas necessidades.

Aviação de Asa Fixa: após o traslado, no aeroporto de Governador Valadares.

Fonte / Fotos: Btl RpAer / MG

- Anúncio -