São Paulo – Na atual situação de crise em razão da pandemia de COVID-19, gestores enfrentam situações difíceis e buscam boas soluções para enfrentá-la. A aviação é hoje um dos mercados mais atingidos pela pandemia e nesse cenário empresas de táxi aéreo podem agregar excelência na prestação de serviços do poder público e da indústria.
A ANAC e ANVISA vêm trabalhando para criar condições especiais e fomentar o setor aéreo no cenário atual. Recentemente, a ANAC autorizou através da Portaria Nº 880/20 essas empresas realizarem o transporte de cargas, incluindo material biológico.
Nesse momento, uma boa avaliação do cenário pelos gestores públicos e empresas que necessitam de distribuição rápida de produtos, equipamentos e insumos médicos, poderá gerar boas soluções face as possibilidades oferecidas pelo mercado e que podem movimentar positivamente o setor.
Com o reconhecimento pelo Congresso Nacional do estado de calamidade pública, o artigo 24, inciso IV, da Lei nº 8.066/93 poderá ser utilizado pela administração pública para contratações emergenciais de serviços, diante da urgência de atuação do poder público para o enfrentamento da pandemia de COVID-19.
Muitas empresas imediatamente se mobilizaram para atender essa demanda. Uma delas foi a CAF Táxi Aéreo, que direcionou suas atividades para atender gestores e a indústria que precisem de suporte logístico e transporte, com valores acessíveis.
Segundo os gestores da CAF, o serviço de táxi-aéreo poderá ser fornecido com a maior segurança sanitária, para que possa atender as demandas urgentes de transporte de pessoas, equipamentos, materiais e insumos médicos, necessários à manutenção do sistema público de saúde e ao combate da pandemia.
A empresa opera do Helicentro HBR, em Osasco, São Paulo, que tem funcionamento de 24H. A CAF oferece fretamento de um helicóptero biturbina Airbus H145 T2 com capacidade para piloto, copiloto e mais 8 passageiros, carga útil de 1.800 kg, operação por instrumentos (IFR) e autonomia de 3h30min, o que permite voos diretos a longas distâncias, seja diurno ou noturno, além de decolagens e pousos em lugares que não demandam estruturas complexas.
Além disso, a empresa cumpre o Resolução RDC nº 02 de 2003 da ANVISA, bem como a Nota Técnica ANVISA nº 62/20, que trata dos requisitos de fiscalização e controle sanitário de aeronaves. A empresa garante que a equipe encontra-se treinada para atendimento conforme padrão de transporte sanitário, cumprindo regulamentos, diretrizes e requisitos de segurança, a fim de minimizar o impacto e transmissão do COVID-19.
“Nesse momento, o fretamento de aeronaves em condições de segurança e certificadas para essas atividades podem ser um diferencial no atendimento às pessoas que precisam de assistência e acolhimento, além de oferecer aos gestores públicos mais uma opção e com custos reduzidos”, afirmou Loami Bonifácio Junior (Boni), do Departamento Comercial, na área de negócios de Relações Institucionais e Governamentais da empresa.
Para saber mais sobre os serviços oferecidos pela CAF Táxi Aéreo acesse https://www.voecaf.com.br/ ou entre em contato através dos telefones (11) 2089-1175 / 95650-3076.
Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
A ANAC disponibilizou lista de empresas de Táxi Aéreo autorizadas para prestar serviço especializado de carga, artigo perigoso e aeromédico. Consulte a lista das empresas de táxi-aéreo e saiba quais categorias de transportes elas estão autorizadas a executar. O arquivo traz informações das empresas por estado, endereço e telefone.