“Capitão América” acidentou-se em Maceió/AL

O helicóptero,  modelo Schweizer 269 C-1, matrícula PR–SCO (Águia 01), pertencente à Secretaria de Defesa Social (SDS) de Alagoas, DIOPAER, caiu na tarde desta segunda-feira (19) em um conjunto habitacional no bairro do Tabuleiro dos Martins, na periferia de Maceió. A aeronave estava com dois tripulantes, que tiveram apenas ferimentos leves, foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e passam bem.

Acidente com PR-SCO em Alagoas
Schweizer da Defesa Social de Alagoas acidentado

Segundo testemunhas, o helicóptero perdeu o controle quando sobrevoava uma das principais avenidas da capital alagoana, a Via Expressa. A aeronave caiu sobre o muro de uma casa em construção, na rua Inhabuz, mas não atingiu nenhuma pessoa na hora da queda.

alagoas1
Foto: Cláudia Galvão/Alagoas24horas

Embora não tenha explodido, a colisão deixou o helicóptero completamente destruído. Ainda não há pistas sobre as causas do acidente. Segundo a SDS, a investigação sobre os motivos do acidente será feita pelo CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

alagoas2
Diretor da Infraero, Luiz Antônio, registrou imagens da aeronave - Foto: Dulce Melo

A aeronave era de pequeno porte e tinha capacidade para apenas dois passageiros. Utilizada para reforçar o policiamento no Estado, a aeronave era a única utilizada para patrulhamento em Alagoas.

alagoas3
Parte dianteira do helicóptero - Foto: Elisângela Nobre

Segundo a assessoria da SDS, todas as manutenções da aeronave foram realizadas nas datas corretas. Segundo um militar ouvido pelo UOL Notícias, o helicóptero passou por manutenção preventiva na última semana e não apresentava nenhum problema mecânico aparente. O piloto do helicóptero, Cel Júnior, tinha mais de 1.500 horas de voo e é considerado um dos mais experientes do Estado.

alagoas4
Destroços da aeronave - Foto: Elisângela Nobre


Nota do site piloto policial :

O comandante da aeronave, Cel Júnior, sofreu uma fratura na coluna (C12) e está em repouso.

O copiloto, Cap Assunção, sofreu um corte na cabeça (5 pontos).

Apesar da foto abaixo deixar-nos extremamente angustiados, ambos passam bem.

Desejamos melhoras aos companheiros de Alagoas !

Leiam o artigo “A epopéia do “Cap América”. Esse artigo representa o grande valor desses policiais, além de demonstrar a união da Aviação Policial no Brasil.

junior
Piloto preso na aeronave, assim que o helicóptero caiu - Foto: Elisângela Nobre

Fonte 1: UOL Notícias, Carlos Madeiro (UOL Notícias) / Dulce Melo e Anny Rochelly (Gazetaweb).

Fonte 2 (Fotos): Desastres Aéreos News


14 COMENTÁRIOS

  1. FARLEY ROCHA SOARES, CAP BM
    20 de outubro de 2009
    PREZADOS COMPANHEIROS DA AVIAÇÃO POLICIAL;

    NÓS, INTEGRANTES DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, FICAMOS TRISTES E FELIZES AO MESMO TEMPO AO RECEBERMOS A NOTÍCIA DA QUEDA DE UMA AERONAVE EM ALAGOAS… TRISTES PORQUE TODO ACIDENTE É UM EVENTO INDESEJÁVEL E TEM POR CONSEQUENCIAS AS PERDAS DECORRENTES (NO CASO, A MÁQUINA), CONTUDO, FELIZES POR NÃO TERMOS NOTÍCIAS DE PERDAS HUMANAS!(O MAIS IMPORTANTE). ESPERAMOS QUE OS MILITARES COMPONENTES DA TRIPULAÇÃO SE RECUPEREM DESSE SUSTO O QUANTO ANTES!QUE DEUS ILUMINE AOS MILITARES DE ALAGOAS E DE TODA AVIAÇÃO POLICIAL BRASILEIRA!

    Farley Rocha Soares, Cap BM
    Comandante de Aeronave

  2. Nós que fazemos parte da Diretoria Integrada de Operações Aéreas de Alagoas – DIOPAER, agradecemos a solidariedade de todos que compõe a aviação policial, informamos ainda que ja estamos bem apesar da situação de estresse a que fomos submetido.
    Abraços a todos,
    Cap PMAL Assunção

  3. Caros companheiros da aviação policial do Estado de Alagoas, acompanhamos pela internet a noticia do acidente da aeronave dos senhores, sentimos muito a ocorrência dos fatos e sabemos da dificuldade que é vivenciar uma sitaução desta.
    Mas graças a Deus nada de grave aconteceu com os tripulantes, e isso é bastante consolador.
    Que Deus ilumine a todos e dê força para que possam continuar nesta difícil tarefa do serviço aeropolicial.

    Um grande abraço a todos.

    Cap Moura – GRAer GO

  4. Caros amigos, Ten Cel Júnior e Cap Assumção, tomei conhecimento somente hoje desse ocorrido e quero registrar aqui minha grande preocupação com todos vocês.. Sei que estão bem graças a DEUS e espero que continuem fortes, pois a Aviação de Segurança Pública precisa de homens de coragem, em todos os lugares de nosso país…
    Estamos à disposição no que precisarem…

  5. Amizade são como as mudas de plantas que, depois de enraizadas parecem viver sem cuidados, porém não podem jamais ser esquecidas, algo é preciso para mantê-las vivas e por isso que jamais esqueceremos de vocês os nossos amigos contém conosco.

  6. Meu irmão Assunção e Tcel Júnior,orai e vigiai sempre, fiquei muito feliz depois de falar com vc Assunção, sabendo que tudo está bem com vc e o Júnior. Felicidades contém conosco.

  7. Ao ler estas mensagens, aumenta ainda mais a forma de manter minha conduta para com os nossos amigos, pois nessa hora que percebemos o tamanho de nossa amizade e quanto é valiosa para nós.
    Atenciosamente,
    Cel Junior e Cap Assunção

  8. DEUS NÃO FAZ NADA POR ACASO, E VCs TEREM SAÍDO COM VIDA DESSE FATÍDICO ACIDENTE, FOI A MÃO DE NOSSO BEM DEUS OS GUARDANDO PRA ALÇAREM VÔOS MAIS “ALTOS”.
    CREIAM NISSO !!!
    FICO MUITO FELIZ EM SABEREMOS QUE OS DOIS QUERREIROS DAS ALAGOAS ESTÃO BEM, E PLAJEANDO NOSSO AMIGO BENI DA PMESP:
    “O CAPITÃO-AMÉRICA É IMORTAL !!!

    FALCÃO !!!

  9. Grandes Comandantes, desejamos uma excelente recuperação aos senhores e que voltem, em breve, a exercer a nobre missão de voar para salvar!!!

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

8 − cinco =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários