Caracterização dos atendimentos de idosos no serviço aeromédico

- Anúncio -

ALINE CORRÊA DA COSTA

Trabalho de conclusão do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, como requisito parcial para obtenção do Grau de Enfermeiro.

Orientadora: Profa. Dra. Keyla Cristiane do Nascimento
Coorientador: Prof.ª Dr.ª Melissa Orlandi Honório Locks

Com um estilo de vida mais ativo e uma maior independência funcional a população idosa acaba mais exposta aos fatores de riscos, ficando suscetíveis a doenças e aos riscos de acidentes ocasionando os traumas.

Esses tipos de demandas aumentam o atendimento de urgência e emergência para essa população. Pensando no atendimento pré-hospitalar, essa população exige, muitas vezes, cuidados específicos e até mesmo intensivos por conta das suas peculiaridades.

ARCANJO - FLORIPA ‏   @ARCANJO_01   13 de abr Vítima de acidente de trânsito na SC-403 segue via terrestre para o Hospital Celso Ramos.
ARCANJO – FLORIPA @ARCANJO_01. Vítima de acidente de trânsito na SC-403 encaminhada para o Hospital Celso Ramos.

O objetivo foi analisar o perfil dos idosos e os cuidados de saúde realiza dos pelo serviço aeromédico do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

A coleta de dados foi realizada no batalhão de operações aéreas de Santa Catarina, no período de novembro de 2017 a março de 2018, utilizando-se um instrumento de elaboração própria, contendo variáveis como: faixa etária, sexo, município de atendimento, tipo de atendimento, gravidade, procedimentos invasivos realizados, medicações utilizadas e desfecho.

Foram incluídas na pesquisa todas as ocorrências de voo para atendimento, resgate e/ou transporte realizado nos últimos cinco anos, de pacientes com idade igual ou superior a 60 anos.

Resultados

Foram realizados o total de 538 atendimentos a idosos nos últimos 5 anos. Prevaleceram os atendimentos a pacientes do sexo masculino 61,9% com média de idade de 72,02 anos. O principal tipo de atendimento por causa clínica foram as paradas cardiorrespiratórias, e as quedas foram o principal agravo nas causas externas.

Florianópolis foi a cidade com maior número de atendimentos e as residências foram os locais de maior prevalência. Quanto ao desfecho, a maioria dos pacientes foram encaminhados para uma unidade hospitalar.

Conclusão

Os resultados do estudo possibilitaram conhecer melhor o perfil dos atendimentos prestados à população idosa contribuindo para uma reflexão a respeito das especificidades do cuidado ao idoso, estimulando assim a criação de protocolos de atendimentos específicos a esta população que requer um cuidado diferenciado e seguro.

Quer saber mais? Clique e leia o trabalho completo:

Caracterização dos atendimentos de idosos no serviço aeromédico

*Publicação autorizada no site Resgate Aeromédico.

- Anúncio -