CENIPA disponibiliza Sumário Estatístico com Aeronaves de Instrução

- Anúncio -

sumariobannerCom a finalidade de atender à demanda de informações estatísticas de ocorrências com aeronaves de instrução e de aprofundar dados disponíveis, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos disponibilizou, por meio da Assessoria de Estatística, o Sumário Estatístico com Aeronaves de Instrução.

A publicação possibilita análises mais completas, embasadas em dados reais do segmento. Esse é o quarto sumário estatístico publicado pelo CENIPA.

A Aviação de Instrução é a porta de entrada do futuro profissional. É o começo de tudo na aviação e onde acontecem os primeiros passos do aviador. O Sumário Estatístico da Aviação de Instrução tem, nesse contexto, o intuito de subsidiar os profissionais e interessados no tema com dados analisados, no período entre 2007 a 2016, sobre as ocorrências aeronáuticas envolvendo este segmento de aviação.

Segundo o sumário publicado, a aviação de Instrução no Brasil passa por um momento de grandes dificuldades. A maioria das Escolas, Centros de Instrução e Aeroclubes no país utilizam aeronaves convencionais e tecnologicamente ultrapassadas. Há um descompasso entre o que a instrução pode oferecer em relação ao que acontece em um ambiente de Linha Aérea ou de Aviação Executiva.

O sumário destaca ainda necessidade de uma instituição, seja pública ou privada, que invista na padronização do instrutor de voo. Alerta para a importância da revisão das políticas e incentivos à Aviação de Instrução, bem como a utilização extensiva de simuladores de voo entre outros recursos tecnologicamente avançados, além de indicar que a gestão destas instituições precisa ser mais atuante e presente no dia a dia.

Segundo o Brig. do Ar Frederico Marcondes Felipe, Chefe do CENIPA, “A educação permeia o sucesso de qualquer atividade empreendida pelo ser humano. Nas tarefas mais complexas, artísticas e surpreendentes, sempre se encontram, na sua gênese, a participação do processo de aprendizagem. Na atividade aérea não é diferente. A formação de novos pilotos, proporcionada pelas entidades da aviação de instrução, constitui-se em importante insumo para o desenvolvimento seguro da aviação brasileira.”

Clique aqui para acessar o Sumário Estatístico

taxiing_plane_instruction-722063

Leia também:

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários