CENIPA emite “Divulgação Operacional" para aeronaves AS350B3e

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

rotordecauda

No início do mês de abril o CENIPA emitiu a Divulgação Operacional No 001/2013, seguindo as recomendações emitidas, em outubro do ano passado, pela EASA e pela FAA. Esse documento foi motivado por falhas prematuras dos semimancais laminados, proveniente de vibrações do rotor de cauda das aeronaves AS350B3e.

Por conta de diversos incidentes e acidentes ocorridos com essa aeronave decorrentes de vibrações excessivas no rotor de cauda, foram emitidas, dentre outras coisas, recomendações do fabricante e das agências de aviação no mundo, reduzindo as tabelas de velocidade máxima de operação e diminuição dos intervalos de tempo entre as inspeções visuais nos semimancais laminados.


Divulgação Operacional No 001/2013


Leia mais:

FAA e EASA emitem “Emergency Airworthiness Directives” para aeronaves AS350B3.

CENIPA divulga DIVOP sobre problemas no rotor de cauda do AS350

Fonte: CENIPA

- Anúncio -

1 COMENTÁRIO

  1. A título de informação comunico que o Serviço de Apoio Aéreo da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, operador de um helicóptero AS-350B3e, prefixo PR-HPC, cumpriu integralmente as recomendações do fabricante, em especial a de não exceder a velocidade de 100 kt e verificação visual do rotor de cauda. A verificação ocorre após cada pouso, independente da duração do voo, não excedendo de tres horas o intervalo para a inspeção. Até esta data os componentes mencionados, semi-mancais laminados, permanecem integros. Conforme agendamento e solicitação da HELIBRAS, a aeronave está deslocando nessa terça feira, 09/04/2013, para Itajubá-MG, visando a realiza o “retrofit” do rotor de cauda. Del. Francisco Soares, Chefe SAA-DEIC-PC-RS.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários