Centro de Instrução da AvSegPub para treinamento e formação de pilotos de helicópteros no Estado do Ceará

O Estado do Ceará vem se destacando no cenário nacional da Aviação de Segurança Pública, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) do Estado do Ceará iniciou suas atividades aéreas policiais no Estado no ano de 1995.

Ceará - CIOPAer

Em 04 de julho de 2001, através do Decreto nº 26.255-A, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará decidiu ousar na criação de um órgão ímpar dentro da estrutura da segurança pública, assim foram reunidos em um só órgão e sob a mesma direção Oficiais e Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, Delegados, Inspetores e Escrivães da Polícia Civil.

A CIOPAER passou a ser subordinada diretamente à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, e as aeronaves passaram a desempenhar missões múltiplas de policiamento ostensivo, repressivo, de combate a incêndio, de salvamento e de Defesa Civil. As tripulações passaram a ser mistas, mas a doutrina passou a ser a mesma, e os objetivos a serem cumpridos o seriam pela soma dos esforços e da determinação de todos.

Hoje a CIOPAER conta com 03 helicópteros tipo AS50, está previsto para o segundo semestre deste ano a entrega de um helicóptero biturbina modelo EC 135, adquirido com recursos próprios do Estado do Ceará, através de uma compra direta na Eurocopter em Donauwörth, Alemanha.

Operação de rapel do CIOPAer do CearáPossui ainda planejamentos para aquisição de mais dois helicópteros biturbina e um avião turbohélice. A CIOPAER também mostra ser um exemplo de integração dos órgãos de segurança pública, onde Policiais Civis e Militares e Bombeiros Militares desempenham missões operacionais com planejamento e execução integradas. Isso corresponde à quebra de um tabu que persegue as Polícias Brasileiras há anos, a atuação conjunta e ordenada das Polícias Civil e Militar, somando forças e esforços para melhor servir à comunidade, racionalizando assim os aportes financeiros exigidos para funcionamento de uma Unidade de Aviação de Segurança Pública.

A CIOPAER conseguiu um excelente destaque quando, no ano de 2008, conforme publicação em Diário Oficial da União Nº 112 de 13 de junho de 2008, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), através da Superintendência de Segurança Operacional (SSO) aprovou. através da Portaria Nº 821/SSO, de 12 de Junho de 2008,  a Homologação dos Cursos Práticos de Piloto Privado e Piloto Comercial de Helicópteros na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER).

Com a homologação da Escola de Aviação foi possível a formação de pilotos de helicóptero com atenção especial voltada para a aviação de segurança pública, e a criação de um quadro próprio de Pilotos, Tripulantes Operacionais, Mecânicos e Pessoal de apoio-solo, formados dentro do mais alto padrão nacional e internacional, além de uma vasta gama de equipamentos de última geração a serem empregados nas mais variadas missões desempenhadas em todo o Estado do Ceará.

Operação Policial CIOPAer do Ceará

A CIOPAER-CE também tem apoiado diversos estados brasileiros na formação de seus pilotos de helicóptero. Já formou e treinou pilotos para os Estados do Rio de Janeiro (02 pilotos policiais militares); do Rio Grande do Norte (01 piloto policial militar); de Goiás (01 piloto policial militar); do Pará (01 piloto policial militar); da Paraíba (01 piloto policial militar); do Piauí (01 piloto policial militar); do Tocantins (01 piloto policial civil) e do Paraná (02 dois pilotos policiais militares), sendo que esses dois últimos pilotos formados para o Estado do Paraná foram os primeiros alunos a concluírem um curso prático de piloto privado e comercial de helicóptero com utilização de aeronaves tipo AS 350 B2 Esquilo, curso esse ministrado com ênfase em operações de Segurança Pública e com a duração de oito meses.

Conforme o Ten Cel PM Antônio Nirvando Monteiro Vieira, Coordenador da CIOPAER-CE desde o ano de 2007, existem projetos do Estado do Ceará junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) para a formação de pilotos de helicóptero para os diversos Estados do Brasil. Criando assim um Centro de Instrução da Aviação de Segurança Pública á disposição da Comissão de Aviação de Segurança Pública da SENASP, para formação e treinamento de pilotos de helicóptero dentro de padrões de disciplina, respeito, capacidade técnica e segurança de voo aceitáveis para o perfeito desenvolvimento de operações aéreas em todo o Brasil.


Clique e assista ao vídeo CIOPAER-CE.

Créditos: Sérgio Augusto Ramos.


11 COMENTÁRIOS

  1. AOS NOBRES GUERREIROS-DO-AR DE NOSSO QUERIDO CEARÁ, NOSSOS VOTOS DE QUE VOSSOS ANSEIOS SEJAM ALCANÇADOS, E QUE NOSSO BOM DEUS OS ILUMINEM EM MAIS ESSE MISSÃO.
    ESSA INICIATIVA VEM CONTEMPLAR AS REGIÕES NORTE/NORDESTE, AS QUAIS SÃO TÃO CARENTES DE LOCAIS DE EXCLÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PILOTOS.
    PARABÉNS !!!
    CAP PMPE ROMILDO.

  2. O relato do amigo Maj QOPM RAMOS retrata fielmente o comprometimento da Unidade no fortalecimento da aviação aeropolicial em todo Brasil, conforme breve listagem dos que aqui puderam vivenciar e aprender a arte do voo. O Estado do Tocantins é grato a todos os nobres integrantes da CIOPAER, guerreiros estes capitâneados pelo mestre Cel QOPM Nirvando Monteiro pelo apoio prestado em nossa formação. A sociedade cearense se orgulha do Esquadrão que possui e o Brasil agradece!

  3. Acho que essa discussão é bastante interessante, principalmente na área de formação de pilotos. Existem Estados com tradição na aviação de segurança publica, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará e alguns outros grupamentos, mas a maioria dos Estados do Brasil possui uma deficiência muito grande na formação de pilotos.
    O importante é que o CEARÁ pode em muito contribuir para a formação de pilotos para outros estados, como se vê na matéria acima. Cabe ao Senasp através da Comissão de Aviação de Segurança Pública aproveitar os projetos do CEARA para a formação de pilotos para todo o Brasil.
    Acho que o Maj Gonçalves poderia analisar com carinho esses projetos e se manifestar aqui no Piloto Policial.
    “Nós não precisamos só de equipamentos precisamos também de formação.”
    Abs!!

  4. Segundo disse o meu nobre amigo 1º Ten QOPMPR Valim, ínclito integrante da 1ª Turma do Curso Prático de Piloto Policial da CIOPAER, “Aqui reina o espírito imortal da Aviação de Segurança Pública!”
    Sinto orgulho de envergar esse macacão, a realização de um sonho!
    Em nosso trabalho, salvamos vidas de todas as formas: combatendo o crime, apagando o incêndio, realizando o resgate… A equipe, independente de Corporação forma um único corpo que realmente cumpre a missão.
    A formação do Piloto Policial deve ser continuada e deve focar, antes de tudo, a segurança de voo e o cumprimento da missão. Na CIOPAER vemos o comprometimento de todos, desde o pessoal de apoio-solo ao Instrutor de Voo mais antigo. Todos se preocupam com a formação e a excelência do serviço, por isso o meu orgulho!
    Quem ganha com isso? Cada um de nós, cidadãos,que, independente de classe, religião ou Corporação é mais um “cliente” que merece ser bem atendido!
    Salve “JANGADEIROS-DO-AR”!
    Salve a Aviação de Segurança Pública!

  5. Parabens aos companheiros do CIOPAER por mais essa conquista das muitas outras que com certesa virão, buscando sempre o aprimoramento profissional e sendo mais uma opção para formação pilotos policiais desse nosso grandioso Pais.

    CB PM OLIVEIRA-GRPAe-BRPAe-PGD

  6. Boa Tarde! Amigos gostaria de saber dos irmãos do CIPAER/CE como posso participar do Curso na Aeronave HB350b2.Sou PCH e Policial Civil do Estado do Paraná.Grato pela atenção um abraço a todos.Eduardo

  7. TC Monteiro e demais tripulantes, ẽ com a merecida oportunidade que apresento os meus votos de congratulações pelo reconhecimento da tão nobre escola de formação de pilotos e tripulantes.
    Sou testemunha do esforço do nosso querido TC Monteiro e de seus tripulantes, em tornar realidade o que hoje se traduz no centro integrado por excelência na região Nordeste.

    Um grande abraço deste Bombeiro Militar potiguar.

  8. ESTOU FAZENDO O CESP NA PMPB E NO MËS DE ABRIL TIVE A FELIZ OPORTUNIDADE DE CONHECER A COMPETENTE COORDENAÇÃO DO CIOPAER-CE. REFERËNCIA NACIONAL NA FORMAÇÃO DE PILOTOS POLICIAIS, O CIOPAER-CE VEM MERECENDO TODOS OS MÉRITOS E INVESTIMENTOS, CONSEQUENCIA DE SUA GESTÃO E INTEGRAÇÃO DAS FORÇAS POLICIAIS, TUDO EM PROL DA SOCIEDADE. EXEMPLO A SER SEGUIDO! MEU CONTERRÄNEO, DEL. GARRIDO, FOI FELIZ NA SUA ESCOLHA E COM CERTEZA SUA FORMAÇÃO FARÁ DIFERENÇA, PARA MAIS, NO ESTADO DO TOCANTINS. UM DIA, QUEM SABE, DESFRUTAREI DO MESMO ALTÍSSIMO NÍVEL DE INSTRUÇÃO. AGRADEÇO A TODOS DO CIOPAER-CE, EM ESPECIAL A ATENÇÃO DO SR. TCEL MONTEIRO, MAJ FÉLIX E CAP EDILSON. OBRIGADO!

  9. Grande Escola de vida…..nao só pela formação mas, pela troca de experiência para os novos pilotos e tripulantes…….continuem assim exemplo a ser seguido pelos os demais estados da federação.

  10. Caros amigos e colegas que formam a família de guerreiros do ar,anjos com a nobre missão de”VOAR PARA PROTEGER E SALVAR”, me sinto honrado de fazer parte desssa família CIOPAER-CE,nosso estado está dando um passo muito importante na aviação de Seg. Pública com a formação de novos pilotos policiais, mas a questão que venho a discutir, como tripulante operacional tbm seria a criãção de uma escola de formação para Tripulantes Operacionais com um curriculum padronizado,e não como estamos vendo na maioria dos cursos que se apresentam,as vezes ministrados por policiais que vêem na formação de um tripulante como se fosse um “Caveira”,vejo que uma elaboração de tal curriculum evitaria tais fatalidades como recentemente aconteceu c um policial militar do estado de alagoas,sei que a formação tanto de novos pilotos como de tripulantes só vem a engrandecer essa família que tanto se desmpenha p proteger e resgauardar as vidas alheias.
    Parabéns nobres JANGADEIROS DO AR!!!
    Abraços a todos.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

16 + quatro =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários