Centro de Operações Aéreas do Acre normatiza situações em que o helicóptero pode ser acionado

Gerentes operacionais do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), do Acre, estão recebendo informações detalhadas sobre as diretrizes de uma portaria da Secretaria de Segurança (SESP) normatizando sobre qual situação o Helicóptero Harpia 01 pode ser acionado, a partir do Centro Integrado de Operações Policiais Aéreas.

A Portaria N° 55 de 16 de março de 2010, estabelece que operações áreas de Segurança Pública sejam as atividades típicas de policiamento ostensivo. Manutenção da ordem pública, Defesa Civil e de Policia Judiciária, apoio ao cumprimento de ordem judicial, controle e monitoramento de tumultos, resgates, busca e salvamento terrestre e aquático, ressalvadas a competência dos órgãos integrantes do Sistema de Saúde (SUS).

O treinamento dos oficiais do (CIOSP), explica o Tenente Sami Rogério Freitas, busca fornecer informações, integrar as operações do CIOSP e esclarecer eventuais dúvidas sobre as situações em que pode acionado o uso do helicóptero.
“De acordo com a portaria da Secretaria de Estado de Segurança Públia, o CIOSP pode acionar o Harpia 01, sem autorização prévia, nas situações urgentes e de proteção a vida. Ao patrimônio para atender as demandas da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Civil, desde que observado os procedimentos operacionais padrão.

No treinamento para os oficiais do CIOPS, consta um sobrevoo do aeroporto ao centro da cidade. Todos os gerentes participaram do voo treino e agora tem a noção exata entre o tempo do pedido e a resposta do atendimento.
“Esses treinos são importantes para que as ações sejam integradas em tempo real. Para proporcionar aos operadores do CIOSP informações do nosso procedimento operacional entre o tempo do pedido e o deslocamento da aeronave para atender o chamado”, explica o tenente Sami Rogério.


Fonte: Agência de Notícias do Acre


1 COMENTÁRIO

  1. O Estado do Acre, cuja aviação de segurança pública é bastante recente, demonstra extremo profissionalismo e comprometimento com a atividade aeronáutica, exemplo a ser seguido por todos os órgãos públicos que possuem aviação.

    Em 2010 tive o prazer de conhecer o MAJ PMAC NEGREIROS, incansável Oficial Piloto que a todo momento buscava novas doutrinas e boas práticas para implementar no seu Estado. O TEN Sami, com quem tive contato via tel, também revelou-se altamente comprometido com sua atividade aeronáutica, o que resta constatado através da presente notícia.

    Que todos os amigos aviadores do Acre tenham muito sucesso em suas carreiras e alcem voos cada vez mais altos a bordo do Comandante João Donato e dos futuros helicópteros que terão!

    Abraço a todos!

    Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ
    Grupamento Aéreo e Marítimo – GAM

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

14 − nove =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários