Ciopaer recebe treinamento de equipe da Alemanha

Ceará – Seis instrutores alemães, entre médicos e enfermeiros, estão em Fortaleza para ministrar treinamento sobre o uso dos equipamentos médicos que serão utilizados nas duas novas aeronaves de salvamento da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Cerca de 50 profissionais estão no treinamento.

Os capacitados formam equipes da Ciopaer, formadas por policiais civis, militares e bombeiros, além de servidores da Secretaria de Saúde.

20130116072241_meio

As aulas irão capacitar as equipes a operar as duas novas aeronaves de salvamento adquiridas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os helicópteros são equipados com Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).

Por se tratarem de equipamentos de tecnologia germânica, os treinos terão de ser realizados por equipe do mesmo país. Também serão treinados profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Litoral Leste.

Após o fim do curso os profissionais que atuam nos equipamentos estarão aptos a realizar todos os procedimentos que as UTIs aéreas podem proporcionar às vítimas que são socorridas. De acordo com a SSPDS, os novos equipamentos já foram testadas em alguns procedimentos. O treinamento tem início hoje, a partir das 8 horas, e segue até a próxima quarta-feira (14).

Copa do Mundo

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) inicia, também na manhã de hoje, o quarto e último ciclo de cursos preparatórios para os agentes que atuarão na Copa do Mundo de futebol, que ocorre de junho a julho e tem Fortaleza como uma de suas sedes.

Nesta última etapa de treinamento serão contemplados cursos de Sistema de Comando em Incidentes, Aperfeiçoamento em Intervenções em Bombas e Explosivos, Segurança de Dignitários para Operadores, Uso Diferenciado da Força, Policiamento Montado em Grandes Eventos e Escolta e Batedores.

Até abril, a AESP capacitou 608 agentes de segurança no Estado, visando os trabalhos na Copa do Mundo. A ação, fruto de convênio firmado entre a Secretaria Extraordinária para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE/MJ) e a SSPDS-CE), tem por objetivo a capacitação dos agentes de segurança pública para atuação em grandes eventos.

Fonte: Diário do Nordeste.

Foto: Michel Dantas/Agência Miséria

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dezesseis − treze =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários