Ceará – Na noite de domingo (16), um parapentista de 51 anos foi resgatado por equipes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O atendimento foi registrado na Colina do Horto, em Juazeiro do Norte.
A vítima estava com um grupo de parapentistas e foi um dos últimos a saltar na Colina. O homem foi encontrado inconsciente em um trecho que ficava a aproximadamente 150 metros da pedra do vento (local da rampa do parapente).
Para o resgate, foi aberta uma trilha para chegar ao ponto da queda. A vítima foi estabilizada e imobilizada pelos bombeiros. Um operador aerotático do helicóptero H145 da CIOPAER desceu de rapel para acessar a vítima e prepará-la para sua retirava por meio da técnica do McGuire. Ela foi levada pela aeronave Fênix 06 até o ponto mais próximo, onde uma ambulância do SAMU aguardava.
Após o pouso, o paciente foi atendido pela equipe do SAMU, sendo intubado, mantido em ventilação mecânica, estabilizado sinais vitais e conduzido ao Hospital Regional do Cariri, referência de trauma em Juazeiro do Norte.
“É importante mencionar que além da complexidade do local, por conta da geografia, tem a visibilidade. O atendimento foi durante a noite e com a pouca visibilidade do horário, então a dificuldade foi ainda maior”, detalha o tenente do CBMCE, Nivau Soares, lotado na CIOPAER.