Ceará – Na última quarta-feira (25), uma gestante de 32 semanas, grávida de gêmeos xifópagos (crianças conectadas fisicamente uma a outra – gêmeos siameses) foi transportada por profissionais do serviço aeromédico da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) para realização de um parto seguro em Fortaleza.

A paciente estava em tratamento no Hospital São Camilo, no Crato, quando a equipe da CIOPAER da base de Juazeiro do Norte foi acionada para levá-la à Maternidade Escola Assis Chateaubriand, referência em atendimento de alta complexidade. O transporte aéreo foi necessário devido o agravamento clínico da paciente, uma mulher de 32 anos.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) levou a paciente até a base da CIOPAER, em Juazeiro do Norte. A gestante foi transportada no helicóptero Fênix 07 até Fortaleza, acompanhada por médico e enfermeiro. O trajeto durou cerca de duas horas de voo.

A gestante segue bem clinicamente e o processo de trabalho de parto foi interrompido para que a gestação seja prolongada e a realização do parto ocorra com segurança. A equipe médica estuda a melhor forma de realização do parto para não colocar em risco a vida dos bebês.

Este ano, mais de 50 transportes aeromédicos já foram realizados pelas equipes da CIOPAER.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

19 − 6 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários