CIOPAer/AC apoia campanha de vacinação de população indígena em áreas isoladas

Um convênio entre Governo do Estado do Acre e a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), possibilitou a participação no último dia 21 de maio, do Centro Integrado de Operações Aéreas do Acre, na campanha da vacinada da população indígena nas áreas isoladas do Município de Tarauacá.

A campanha de vacinação faz parte do calendário de ações em saúde indígena do Governo Federal. A participação do helicóptero João Donato (CIOPAER/AC) contribuiu para maior cobertura vacinal atingindo comunidades ainda não atendidas pelo benefício.

Além da participação ativa na campanha, no decorrer da missão a equipe do Ciopaer pôde prestar outras serviços na área de saúde como por exemplo, o deslocamento da índia Kedla Barbosa Kaxinauá, 20, habitante da Aldeia Boa Vista – localizada às margens do Rio Envira. Grávida e com quadro de saúde considerado grave, foi transferida de helicóptero para o Hospital de Tarauacá. Foi medicada e está fora de risco de morte.

Noutro caso, considerado ainda mais grave, ocorreu no dia 24 de maio na Aldeia Alto Bonito localizada também as margens do rio Envira. O Índio Robe Kampa de 29, apresentou-se à tripulação com uma enfermidade grave na perna esquerda decorrente de uma mordida de cobra.

Os ferimentos estavam em estado avançado de infecção devido ao veneno da cobra, identificada pela vitima como sendo da espécie Jararaca. A distância entre a aldeia e a cidade mais próxima, dista quatro dias de barco.

O índio corria sério risco de ter a perna amputada. Ele foi transferido da aldeia para Tarauacá e de lá para o Pronto Socorro de Rio Branco onde foi atendido e continua internado.

Reportagem: Barbosa Silva / Fonte: Assessoria/ Ciopaer/SESP

3 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns aos amigos do CIOPAer-AC, que a cada dia que passa mostram seu valor na sociedade acreana e no contexto da Aviação de Estado. Fico feliz que estejam fazendo um trabalho sempre voltado para o atendimento à população ribeirinha e indígena, tão afastada da estrutura governamental. Penso que, já estão precisando de mais equipamentos, pois o João Donato está sozinho nesta batida.

    Um abraço e bons voos

    TC Gonçalves
    PMDF-BAVOp

  2. Parabéns aos amigos do Acre, nós da região norte estamos mudando a história de nossa região. Helicópteros na Amazônia são imprescindíveis!

    Abraço nos amigos: Maj Negreiros, Majorzão Albuquercão e Ten Samir.

    Bons e seguros voos.

    Thiago
    GRAER/PMAM

  3. Ao TC Gonçalves, conosco, uma das pessoas que acreditou nesse projeto, nossa gratidão, obigado pelo apoio sempre presente. Sem duvida, estamos precisando sim de mais equipamentos, e estamos trabalhando junto as autoridades para demonstrar tal necessidade.

    Cada hora voada nos proporciona novo aprendizado, nesse tipo de missão, vemos
    a importancia de um equipamento desses chegar a quem de fato precisa, pessoas que estão a mais de 200NM distante de uma unidade de saúde, e que não tem condições de se deslocar até ela.

    O Estado faz seu papel levando a brasileiros, ações de segurnça, saúde, cidadania, um alento…

    Nossa modal de emprego dá asas ao Estado e proporciona tudo isso.

    Que Deus abençoe a todos.

    Maj Cleyton – CIOPAER/AC

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dois × 5 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários