Ciopaer/AC no atendimento a população indígena

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

No desenvolvimento de suas atividades nas áreas de segurança pública, defesa civil e, nesse caso, de saúde o Centro Integrado de Operações Aéreas do Acre – CIOpAer/Ac, durante a ultima semana, complementou a campanha de vacinação indígena desenvolvida anualmente pela Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI, no estado do Acre, mais especificamente, nas comunidades quase inacessíveis que ficam situadas às margens do rio Envira.

MISSAO 4

A proximidade do CIOpAer com outras entidades da área de atendimento à população tem desencadeado atuações importantes deste Centro. Pelo segundo ano consecutivo numa parceria firmada com a SESAI, foram realizados voos essenciais à integral conclusão da campanha de vacinação indígena acriana, sendo assim, possível imunizar mais de 1200 índios distribuídos em 13 aldeias de difícil acesso.

Para o desenvolvimento da missão o Ciopaer elaborou um planejamento que envolvia desde planos essenciais à navegação, até a criação de uma base de apoio em solo fixada no município de Tarauacá, distante 200 milhas da capital do estado, e ponto estratégico para voos naquela região de intensa floresta amazônica.

Os voos nessa área exigem uma atenção diferenciada, uma vez que são feitos sobre intensa massa verde. As intempéries climáticas se apresentam como fator determinante do período de duração das atividades. Nesse período do ano quando as manhãs são frias, uma intensa neblina faz com que os voos sejam realizados somente após as nove horas da manhã, além de causarem chuvas isoladas que apesar de serem breves merecem atenção.

MISSAO 3

Segundo relatos dos próprios funcionários da saúde as viagens às aldeias mais distantes levam até dez dias quando feitas a barco. No entanto, com o apoio do helicóptero do estado, todas as localidades foram atendidas em menos de uma semana, sendo que a tribo mais distante foi alcançada pelos agentes de saúde em apenas 50 minutos de voo.

Fonte: Assessoria de Imprensa do CIOpAer/SESP/Acre – SGT Barbosa Silva – Jornalista

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários