CIOPAer/CE comemora os 16 anos da Aviação de Segurança Pública no Estado do Ceará

Em solenidade realizada no dia 04 de julho de 2011, na sede da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas – CIOPAER foi comemorado o aniversário de dezesseis anos da Aviação de Segurança Pública do Estado do Ceará.

O evento contou com a participação do Governador do Estado em exercício, Domingos Gomes de Aguiar Filho, o Desembargador José Arísio Lopes da Costa – Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, o Deputado Estadual Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra – Presidente da Assembléia Legislativa do Estado, o Cel PM RR Francisco José Bezerra Rodrigues – Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social e demais Secretários de Estado e Autoridades, além da significativa participação dos familiares dos integrantes, amigos e colaboradores da CIOPAER.

Durante toda a solenidade estiveram expostas ao público as aeronaves Fênix 03, (Helicóptero Esquilo) e Fênix 04 (Eurocopter EC 135), utilizadas nas atividades de apoio em ocorrências policiais e bombeirísticas, resgates aeromédicos, salvamentos no mar, buscas, transportes de autoridades, entre outras atividades policiais, inclusive operações de apoio e resgate em outras unidades da federação.

A solenidade também marcou a entrega da Medalha Euclydes Pinto Martins, Medalha Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho e da Comenda Tripulante de Honra, para as personalidades civis e militares que ao longo dos anos vem contribuindo de forma significativa para o engrandecimento da aviação de segurança pública no Estado do Ceará. Além das autoridades já mencionadas, foram agraciados dentre outras, o Governador do Estado do Ceará Dr. Cid Ferreira Gomes, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral Dr. Ademar Mendes Bezerra, e o Diretor da EFAI Cel Av. RR FAB João Bosco Ferreira.

Medalha Pinto Martins e Medalha Marechal-do-Ar (Comenda Tripulante de Honra) Casimiro Montenegro

Em suas palavras, o Coronel PM Antonio Nirvando Monteiro Vieira, Coordenador da CIOPAER, agradeceu a presença de todos, bem como os investimentos feitos pelo Governo do Ceará nas atividades da Segurança Pública no Estado. O Coordenador ressaltou também que a integração, diariamente exercitada em todas as missões da CIOPAER é a palavra-chave para o sucesso das atividades aéreas no Estado, pois em seus quadros há integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil.

Coronel PM Antonio Nirvando Monteiro Vieira – Coordenador da CIOPAER

Já o Cel PM RR Francisco José Bezerra Rodrigues – Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, ressaltou a forma como as atividades operacionais e administrativas da CIOPAER vem sendo conduzidas, proporcionando apoio e realizando patrulhamento em conjunto com as unidades de polícia no interior do Estado. Agradeceu e enfatizou o apoio incondicional do Governador do Estado Dr. Cid Ferreira Gomes às ações da CIOPAER e com o engrandecimento do sistema de segurança pública como um todo.

Coronel PM RR Francisco José Bezerra Rodrigues - Secretário da SSPDS

De acordo com a filosofia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), de buscar sempre a modernização para se posicionar à frente dos infratores de uma maneira geral, procurando sempre se antecipar às ações delituosas, o uso do helicóptero na atividade policial cearense é hoje um dos meios mais eficazes de repressão e, principalmente, de prevenção às infrações criminais.

Domingos Gomes de Aguiar Filho Governador em exercício do Estado do Ceará

Encerrando a solenidade, o Governador do Estado em exercício, Domingos Gomes de Aguiar Filho, destacou a importância da Aviação de Segurança Pública no Estado do Ceará, que hoje, além das inúmeras missões que desempenha, colabora sobremaneira com o engrandecimento da aviação de segurança pública no País, haja vista contar em sua estrutura com uma escola de aviação que formou e atualmente forma pilotos para os mais diversos grupamentos aéreos do Brasil.

BREVE HISTÓRICO DA CIOPAER

As primeiras atividades aéreas de segurança pública no Estado do Ceará datam de 1982, ano em que um Boeing 727-200 da empresa VASP, antes que pudesse efetuar o pouso no Aeroporto Pinto Martins, veio a colidir com a Serra da Aratanha, no município de Pacatuba (região metropolitana de Fortaleza), ocasionando a morte de 137 pessoas, na oportunidade foi utilizado o helicóptero da empresa então estatal Coelce, um modelo ‘Esquilo HB 350 B’, no transporte dos corpos das vítimas do acidente.

No ano de 1985 ocorreram várias enchentes no interior do nosso Estado, momento em que o município de Russas e seus distritos foram seriamente atingidos, ocorrendo ajuda humanitária com emprego de helicópteros para o resgate de refugiados que ficaram ilhados, bem como na distribuição de cestas básicas e medicações com assistências médicas; das aeronaves empregadas estava novamente o ‘Esquilo HB 350 B’ da empresa ainda estatal Coelce.

Em 1991 houve a criação do GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais) da PMCE quando, pela primeira vez, uma tropa especializada realizou treinamento helitransportada com desembarques táticos utilizando-se de técnicas de rappel.

EVOLUÇÃO

Atento às necessidades de recursos materiais para bem cumprir sua missão institucional, o Governo do Estado desenvolveu seus primeiros projetos de aquisição de aeronaves no ano de 1995. Assim, a aeronave esquilo da estatal Coelce foi incorporada à Polícia Militar do Ceará, no recém criado GPAER – Grupamento de Policiamento Aéreo da Polícia Militar do Estado do Ceará.

Em 04 de julho de 2001, através do Decreto Nº 26.255-A, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará decidiu ousar na criação de um órgão ímpar dentro da estrutura da segurança pública, assim foram reunidos em um só órgão e sob a mesma direção oficiais e praças da polícia militar e do corpo de bombeiros, delegados, inspetores e escrivães da polícia civil.

A CIOPAER passou a ser subordinada diretamente à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, e as aeronaves passaram a desempenhar missões múltiplas de policiamento ostensivo, repressivo, de combate a incêndio, de salvamento e de defesa civil. As tripulações passaram a ser mistas, com uma única doutrina e os objetivos a serem cumpridos o seriam pela soma dos esforços e da determinação de todos. Isso corresponde à quebra de um tabu que persegue as polícias brasileiras há anos, a atuação conjunta e ordenada das polícias civil, militar e corpo de bombeiros, somando forças e esforços para melhor servir à comunidade, otimizando assim os aportes financeiros exigidos para funcionamento de uma unidade de aviação de segurança pública.

ATUALMENTE

Ceará - CIOPAerAtualmente a CIOPAER, sediada na área operacional do Aeroporto Internacional Pinto Martins, conta com três aeronaves esquilo – AS 350, um Eurocopter EC 135 e aguarda a chegada de duas aeronaves bireator de porte médio. Além disso, nos próximos meses, por meio de um convênio com a Universidade Estadual do Ceará – UECE, a Coordenadoria começará a operar uma aeronave de asa fixa modelo bandeirante fabricada pela EMBRAER, já tendo iniciado, para isso, a capacitação de pilotos.

Em 2008, foi criado o Centro de Instrução da Aviação de Segurança Pública da CIOPAER (CIASPEC), e por meio da Portaria n.821/SSO de 12.06.2008 da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, publicado no DOU n. 112 de 13.06.2008, foram homologados os cursos práticos de piloto privado e piloto comercial de helicóptero, sendo hoje a CIOPAER a única unidade aérea de segurança pública no Brasil a formar pilotos diretamente na aeronave esquilo AS 350, não necessitando buscar formação básica e avançada em outras unidades ou escolas de formação, exceto os cursos de emergências em voo e IFRH que são realizados na EFAI. Vale ressaltar ainda que a CIOPAER possui em seus quadros checadores credenciados pela ANAC.

Embora a homologação dos cursos de piloto privado e comercial de helicóptero acontecera em 2008, a CIOPAER já vem contribuindo com a formação nacional de pilotos desde a década de 1990, através da realização do estágio administrativo-operacional. Dessa maneira antes da homologação do Centro de Instrução, já freqüentaram o estágio, o então Capitão Robson Wilson dos Santos da Policia Militar do Estado do Pará, o então Major Antenor Neves e o então 1º Tenente Alexandre, ambos da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, o então Capitão Valdeci Santos de Lima e o então 1º Tenente Sérgio de Andrade Alves ambos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e o então Capitão Lucena da Polícia Militar do Estado do Piauí.

Após a homologação dos cursos da CIASPEC, já foram formados nos cursos de piloto privado, comercial de helicóptero e avançado de comando os seguintes profissionais:

ESTADO DO PARANÁ
– Major da Polícia Militar Sérgio Augusto Ramos
– Capitão da Polícia Militar Márcio Valim de Souza

ESTADO DA PARAÍBA
– Capitão da Policial Militar Everaldo Henrique Lourenço de Oliveira

ESTADO DO TOCANTINS
– Delegado de Polícia Civil Eduardo Marincek Garrido de Nóbrega

ESTADO DE ALAGOAS
– Capitão da Polícia Militar Mário Henrique de Oliveira Assunção

Hoje encontram-se matriculados e freqüentando os Cursos de Piloto Privado de Helicóptero, Piloto Comercial de Helicóptero e Treinamento Avançado para Assunção a Comando, no Centro de Instrução de Aviação de Segurança Pública 15 (quinze) profissionais:

ESTADO DO CEARÁ
– Delegado de Polícia Civil Francisco Alves de Paula (Treinamento Avançado para Assunção a Comando)
– Major da Polícia Militar Ronaldo José de Sousa da Silva (PCH)
– Major do Corpo de Bombeiros Militar Nivan Girão Pinto (PCH)
– Capitão da Polícia Militar Sílvio Marcos Santos Assunção (PCH)
– 1º Tenente da Polícia Militar Paulo Capelo Fonteles (PCH)
– 1º Tenente da Polícia Militar Israel Clériston Martins de Oliveira (PPH)
– 1º Tenente da Polícia Militar Francisco Claudejane Cabral (PPH)

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
– Tenente Coronel Bombeiro Militar Paulo Rogério de Andrade Lima (PCH)

ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL
– Capitão da Polícia Militar Katiane Almeida de Oliveira (PPH/PCH)

ESTADO DA PARAÍBA
– Capitão da Polícia Militar Álvaro Cavalcante Filho (PPH)

ESTADO DO AMAZONAS
– Capitão Bombeiro Militar Francisco Ferreira Máximo Filho (PPH/PCH)
– Capitão Bombeiro Militar Alexandre Costa Martins (PPH/PCH)
– Capitão Bombeiro Militar Helliton de Souza Silva (PCH)
– 1º Tenente Bombeiro Militar Karina Oliveira dos Reis (PCH)

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
– Capitão Bombeiro Militar Wesley Nunes Reis (PCH)

Ciente de que ainda há muito a ser feito, o Estado investe na formação de novos profissionais (Pilotos, Mecânicos e Tripulantes), para que a capacidade Operacional da CIOPAER seja aumentada, com vistas a podermos estar presentes nos rincões mais distantes do Ceará.


Fonte: CIOPAer/CE e Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social/CE


20 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns ao CIOPAer-CE e ao TC Monteiro pelas comemorações e pelo excelente trabalho desenvolvido em sua gestão, colocando o CE no cenário das grandes unidades aéreas do Brasil. Tem participado da formação de tripulantes e pilotos dos mais diversos estados e unidades aéreas, compartilhando sua doutrina e difundindo-a aos entes federados. Parabéns pelas comemorações e conte com a ajuda do CONAV.

    TC Gonçalves
    CONAV – Presidente

  2. Parabéns, TCel Monteiro.
    Tive a oportunidade de acompanhar todo o seu trabalho, e do seu grupo na aviação policial do Ceará, desde antes do surgimento do CIOPAer-CE. Um belo trabalho, cujos frutos estão sendo ora comemorados.
    Parabéns, CIOPAer-CE.
    Sucesso sempre.
    Abraços.
    Milton Moreno Jr.
    OceanAir T.A.

  3. DEUS ABENÇOE A CADA UM DOS MEMBROS DESSA BRILHANTE CORDENADORIA, SEMPRE PROTEGENDO E GUARDANDO EM TODAS AS OPERAÇÕES QUE FOREM SOLICITADOS. PARABENS PELO SUCESSO.

  4. Parabenizo todos os integrantes da CIOPAER/CE, os jangadeiros do ar, pelos 16 anos de bons serviços prestados ao povo alencarino.
    Aproveito o ensejo para cumprimentar o Sr. Ten Cel PM Monteiro e desejar sucesso e muitas vitórias profissionais, que a CIOPAER/CE possa continuar crescendo e melhorando cada vez mais a prestação do serviço que presta ao povo cearense.

    Em nome de todo o efetivo de Oficiais e Praças do GRAer/AM parabeniza-os pela passagem da data comemorativa.

    Thiago Balbi – Cap PM
    S Cmt do GRAer

  5. Parabéns ao CIOPAER/CE,,, que a unidade alcance vôos cada vez mais altos, pois se mostra uma das unidades com melhor desenvolvimento na aviação de segurança pública.
    Que essa referência e conhecimento possa ser difundido às demais unidades, com uma maior integração e cooperação em nível nacional.
    Bons vôos e parabéns.
    Lautert

  6. Cumprimentando o nobre amigo Cmte Monteiro, parabenizo a todos que fazem o CIOPAER/CE, desejando grande sucesso e muitas outras conquistas nesse serviço de excelência.
    Grande abraço a todos.

  7. Notadamente a CIOPAER alçou vôo, o compromisso a seriedade e o comprometimento com a aviação de segurança pública, marcas indeléveis desta instituição permitiram que além das suas atividades operacionais pudesse ingressar na formação de pilotos de segurança pública. O Coordenador da CIOPAER visualizando a importância de ter em seus quadros pilotos e tripulantes com conhecimentos técnicos específicos para o desempenho da atividade criou dentro da estrutura da CIOPAER o Centro de instrução da Aviação da Segurança Pública, responsável pela formação através de uma doutrina única seguindo rigorosamente as exigências da ANAC. Valoriza sobretudo a integração, disciplina, capacidade técnica e segurança, requisitos indispensáveis para o perfeito desenvolvimento de operações aéreas em todo o Brasil. O grande diferencial é que a CIOPAER constitui a única unidade aérea do Brasil a habilitar pilotos de segurança pública em aeronave do tipo AS 350, e isso ocorre graças a visão de seu coordenador em capacitar seus pilotos e tripulantes com treinamentos específicos buscando aproximá-los o máximo da realidade vivenciada nas operações aéreas.
    A uma frase que diz ”o trabalho dignifica o homem” e foi assim que a CIOPAER ganhou reconhecimento, embora não seja política desta instituição acabou saindo do anonimato e hoje figura no cenário nacional com uma grande escola de formação de pilotos e tripulantes e tem sobremaneira ajudado outros estados a formar pilotos para comporem suas forças de segurança pública.
    Por ser possuidora de um corpo docente e de uma infra-estrutura de excelência, a CIOPAER/CE vem cumprindo o papel de destaque na integração, formação e qualificação contínua de pilotos de diversas Instituições de todo o Brasil, com a participação de pilotos-alunos dos Estados do Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Paraná, Alagoas, Amazonas, Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande do Norte e Espírito Santo.
    Por ser um órgão integrado de Segurança Pública, propicia ao piloto-aluno a atuação na prática em atendimentos de ocorrências de naturezas diversas, tais como: Seqüestro, assaltos a bancos, perseguições, buscas, cumprimento de mandados, resgate e atendimento pré-hospitalar, vítimas de afogamentosl, acidentes automobilísticos, combate a incêndios e no patrulhamento aéreo na região metropolitana de Fortaleza e interior cearense.
    Parabéns a todos os integrantes da CIOPAER/CE, sinto-me muito honrado em pertencer a essa nobre família.
    “Proteger e Salvar”
    Cap BMAM Máximo

  8. Parabéns aos Jangadeiros do Ar!!!

    Referência nacional na formação de pilotos.
    De portas abertas para muitos Estados da nossa federação, demonstrando capacidade, competência e companheirismo verdadeiro.
    E o mais interessante….
    Tudo isso sem receber um centavo de apoio Federal (SENASP) para a Aviação de Seguraça Pública.

    Um abraço a todos!!

    Sérgio Augusto Ramos, Maj QOPM
    Chefe Divisão de Operações GRAER/PR

  9. Parabéns aos nossos irmãos do CIOPAER-CE, por mais um ano de muitos, agradecemos todo os apoios nos dados, pricipalmente quando do rompimento da barragem dos alogodões na cidade do Cocal – Pi.
    Parabéns Ten Cel Monteiro, graça a sua competencia na condução da Unidade ela so tem crescido e muito, sendo referencia nacional..bons võoooos
    Abraços a todos

  10. PREZADO CEL. MONTEIRO,

    HÁ QUASE TRINTA ANOS ATRÁS, POR OCASIÃO DAQUELE ACIDENTE DO BOEING, O HELICÓPTERO JÁ MOSTRAVA A NECESSIDADE DO ESTADO TER SUA UNIDADE AÉREA. DURANTE AS ENCHENTES EM RUSSAS, EM 1985, ALGUNS HELICÓPTEROS DA MARINHA FORAM DESLOCADOS PARA AUXILIAR O ESTADO (EU ESTAVA LÁ).
    ERA UMA ÉPOCA DIFÍCIL, MAS NASCIA O SONHO DA PM DO CEARÁ TER UMA AVIAÇÃO PRÓPRIA. DEZ ANOS DEPOIS, O GOVERNO TOMARIA A DECISÃO DE CRIAR O GPAER.
    DECORRIDOS 16 ANOS, VEMOS UMA HISTÓRIA REPLETA DE PIONEIRISMO, DE OUSADIA, MAS SOBRETUDO DE PROFISSIONALISMO. A FROTA CRESCEU POUCO, MAS COM TÃO POUCO, VOCES FIZERAM MUITO, SOBRETUDO AO MONTAR A ESCOLA DE AVIAÇÃO QUE JÁ FORMOU TANTOS AVIADORES DE DIVERSOS ESTADOS. ESTA É UMA CONTRIBUIÇÃO ÍMPAR E QUE JÁ FOI MOTIVO DE DIVERSOS ELOGIOS NESTA E EM OUTRAS OPORTUNIDADES.

    QUERO REGISTRAR MAIS UMA VEZ MINHA ADMIRAÇÃO PELO TRABALHO PROFÍCUO DOS JANGADEIROS DO AR.

    SINTO-ME HONRADO DE TER SIDO AGRACIADO COM A MEDALHA MARECHAL-DO-AR CASIMIRO MONTENEGRO FILHO.

    CMTE AYRES – PLAH 0552

  11. Parabens a CIOPAER e a todos os integrantes desta Unidade Operacional de Aviação de Segurança Pública, tive o privilégio de participar da solenidade que marcou os 16 anos de Aviação de Seg Pub no Estado do Ceará, assim como, tenho orgulho e satisfação de estar atualmente fazendo parte desta Coordenadoria como piloto-aluno. Desejo ao Cel Monteiro, Oficiais, Instrutores, Delegados, Praças, Investigadores e civis que compoem esta nobre e honrosa Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas, muita saúde, sabedoria e sucesso em todas as missoes, que Deus continue abençoando a todos, extensivo às suas famílias, e que a CIOPAER, que já é destaque altamente positivo na Aviação de Segurança Pública em todo o país, continue alçando voos mais altos, a fim de que seu reconhecimento seja extendido além da sociedade cearense para toda sociedade brasileira.

    Enalteço minha admiração e respeito pelo empenho, dedicação e o trabalho realizado por todos os integrantes da CIOPAER.

    CAP BM HELLITON

  12. Parabéns ao Cel Monteiro e a todos os integrantes da CIOPAER pela comemoração dos 16 anos da aviação de Segurança Pública no Estado do Ceará. A CIOPAER comemora sua adolescência com a maturidade e a responsabilidade de ser uma das maiores unidades aéreas do Brasil. Que as Fênix possam alçar voos cada vez mais altos e que essa referência de integração, disciplina e conhecimento possa continuar a ser difundida aos demais estados da federação.

    Tive a satisfação de participar desta bela solenidade e estou muito feliz de poder, por um período, fazer parte da família “jangadeiros do ar”!

    A todos os integrantes desta ilustre unidade de aviação de Seg. Pública, meus PARABÉNS!

    Cap BMES WESLEY Nunes Reis
    Piloto-aluno CIOPAER

    “Proteger e Salvar”

  13. Apresento os meus votos de agradecimento ao Comandante e Coronel PM Monteiro, pela oportunidade de estar cursando entre os melhores pilotos operacionais e na melhor estrutura de instrução e ensino – CIOPAER – sei o quanto isso representa em termos de qualidade e conhecimentos técnicos para um futuro comandante de aeronave.
    Sou grande admirador e testemunha do longo e sofrido trabalho desenvolvido pelo Cel Monteiro a frente da CIOPAER. Reerguer uma estrutura como a atual, requer dedicação, perseverança e credibilidade junto ao governo uma vez que operar e manter uma aeronave representa um custo considerável, quem sabe manter 4 helicópteros.
    Por isso, tive a honra de participar, não só como convidado, mas como peça desta solenidade tão importante para os “Jangadeiros do ar” no último dia 04 de junho. Mais do que ter a honra e tenho é orgulho.

    TC BM Paulo Rogério de Andrade Lima.
    CBMRN

  14. Fazer parte da Família CIOPAER é motivo de orgulho, sem sombra de dúvida!
    O Esquadrão Fênix ao longo dos anos, tornou-se uma Unidade Aérea modelar para todo o Brasil, tanto que vem recebendo Servidores de vários Estados para aqui sorverem conhecimentos.
    Somos, pois, testemunhas do esforço hercúleo desprendido na manutenção da Coordenadoria, esforço este que se traduz na qualidade dos serviços prestados ao povo alencarino (e até de outros Estados), motivo maior de nosso trabalho! A ousadia e a boa vontade de todos aqueles que integram a Unidade impulsionam o crescimento responsável, baseado nos mais rígidos padrões técnicose operacionais e valorizando a integração entre a Poícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil.
    Aos Jangadeiros-do-Ar, integrados altaneiros, irmanados na proteção do cidadão, as nossas mais sinceras congratulações!
    Sinto-me honrado em fazer parte desta família!

    Ten PM Cleriston
    PILOTO-ALUNO

    “Nosso compromisso primeiro é VOAR PARA PROTEGER E SALVAR!”

  15. Ao mestre Cel Monteiro e equipe da CIOPAER-CE, minhas congratulações em face do transcurso da importante data.
    Esta unidade aérea e seu solo sagrado, representam para minha pessoa especificamente a concretização da realização profissional e pessoal.
    Os senhores devem se orgulhar de ostentar em seus macacões a insignia da FÊNIX, simbolo maior do comprometimento da gestão atual com os assuntos relativos a aviação de segurança pública do país.
    O trabalho diuturno das equipagens já são sentidos em todos os cantos do nosso Brasil e comparável com os de primeior mundo.
    Pertencer ao grupo FÊNIX por quase um ano e meio foi gratificante, tanto nos ensinamentos diários como nas amizades solidificadas.
    Que DEUS continue a iluminar os irmãos cearenses!! Um até breve saudoso!

  16. Parabéns aos amigos do CIOPAER-CE.
    O profissionalismo, a dedicação, a busca da excelência, sejam sempre a marca desta Unidade Aérea.

    Cap PMPE MARCUS

  17. Parabéns aos integrantes da CIOPAER

    REFERÊNCIA NACIONAL NA FORMAÇÃO DE PILOTOS

    Agradeço a Deus a oportunidade de fazer parte dessa família, de estar recebendo ensinamentos no Centro de Instrução da CIOPAER que já formou diversos pilotos da atividadde de segurança pública para várias Unidades Aéreas do País. Meus cumprimentos ao Sr. Coronel Monteiro, incansável comandante de profissionais abnegados e dedicados que marcam a história desta grande Unidade Aérea, irmanados numa única doutrina da aviação de segurança pública. Que Deus continue iluminando a todos.

    Orgulho de estar sendo formado na CIOPAER.

    Protejer e Salvar.

  18. FELICITAÇÕES A TODOS QUE QUE FAZER PARTE DESTA UNIDADE, TIVE A OPORTUNIDADE DE CONVIVER COM ALGUNS DELES E CONHEÇO DE PERTO O TRABALHO PROFISSIONAL DESTES HOMENS. PARABÉNS A TODOS E UM FORTE ABRAÇO.

  19. boa tarde sr que fazem parte desse glorioso grupamento, gostaria de saber se os companheiros de curso Ricardo J. A. da Silveira e Francisco Claudio D. de Souza que fizeram no ano de 2006 no Rio de Janeiro o curso de Tripulante Operacional, fazem parte dessa equipe. Desde já deixo meus sinceros votos e admiração por todos os militares dessa instituição.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

oito − 6 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários