CIOPAER/CE forma dois Oficiais da Polícia Militar do Paraná em Curso prático de piloto privado de helicóptero, utilizando AS350B2

CEARÁ – Em 07/10/2009, os Oficiais da Polícia Militar do Estado do Paraná, Capitão Sérgio Augusto Ramos e o Tenente Márcio Valim de Souza, concluíram o Curso Prático de Piloto Privado de Helicóptero realizado no Estado do Ceará. O curso ocorreu após uma ação conjunta de cooperação entre os Órgãos de Segurança Pública dos dois Estados, objetivando a formação de pilotos de helicóptero para aplicação em operações Aéreas de Segurança Pública no Estado do Paraná.

ceara2O Curso foi realizado na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) do Estado do Ceará em Fortaleza, a qual integra policiais civis e militares e bombeiros militares. A CIOPAER é uma unidade aérea homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) desde o ano de 2008 para realização de cursos práticos de piloto privado e comercial de helicópteros e vem utilizando para a formação de pilotos, em todas as etapas do curso, aeronaves tipo Esquilo. Os Oficiais ora formados para o Estado do Paraná são os primeiros alunos no Brasil a concluírem um curso de piloto privado de helicóptero com utilização de aeronaves tipo AS 350 B2 Esquilo, curso esse ministrado com ênfase em operações de Segurança Pública e com a duração de cinco meses.

ceara

As primeiras atividades aéreas policiais no Estado do Ceará datam do ano de 1995, vindo então a ser criada a CIOPAER no ano de 2001, tornando-se assim um exemplo de integração dos órgãos de segurança pública, onde Policiais Civis e Militares e Bombeiros Militares desempenham missões operacionais com planejamento e execução integradas. Isso corresponde à quebra de um tabu que persegue as Polícias Brasileiras há anos, a atuação conjunta e ordenada das Polícias Civil e Militar, somando forças e esforços para melhor servir à comunidade. E no Estado do Ceará o resultado desta soma de forças só tem trazido resultados positivos para a segurança pública.

ceara1Hoje o CIOPAER conta com 03 helicópteros tipo AS50 e possui o planejamento de aquisição de mais aeronaves. Conta ainda com um quadro de Pilotos, Tripulantes Operacionais, Mecânicos e Pessoal de apoio-solo formados dentro do mais alto padrão nacional e internacional, além de uma vasta gama de equipamentos de última geração a serem empregados nas mais variadas missões desempenhadas em todo o Estado do Ceará.


Fonte: CIOPAER/CE


17 COMENTÁRIOS

  1. É UMA HONRA PARA NÓS DAQUI DO CEARÁ RECEBER DOIS OFICIAIS DO MAIS ALTO GABARITO PARA COMPOREM A 1ª TURMA DE “JANGADEIROS DO AR” FORMADOS EM NOSSA Es Av. FAÇO VOTOS QUE OS VALOROSOS IRMÃOS DA TERRA DOS PINHAIS APLIQUEM TODO O CONTEÚDO QUE APRENDERAM NA TERRA DA LUZ À SERVIÇO DA SOCIEDADE!
    FORTE ABRAÇO!

  2. Prezados colaboradores do site Piloto Policial,

    Aproveito esse espaço para Parabenizar os formandos do Paraná, desejando-lhes muito sucesso na nobre careira escolhida.

    Parabenizo também o CIOPAER pelo louvável trabalho integrado entre as forças públicas e pelo “luxo” de formar seus pilotos em aeronave Esquilo!

    Está de parabéns o CIOPAER e que seu exemplo sirva de inspiração para outros Estados da federação.

    o GAM/PMERJ está de portas abertas para receber os amigos aviadores do Ceará e do Paraná caso desejem nos visitar aqui na cidade maravilhosa.

    Abraço a todos e bons voos!

    CAP Rodrigo Duton – PCH
    Chefe do Núcleo de Policiamento Aéreo (NPA) – GAM – PMERJ

  3. Realmente é muito bom saber que em outros estados existe essa integração, a qual não ocorre aqui no Paraná, também sou Piloto Comercial de Helicóptero e pertenço a Polícia Civil do Paraná fiz meus cursos sempre com recursos proprios sem apoio da Instituição e vivo sendo impedido de voar as aeronaves a disposição da Policia Militar e Bombeiros do Paraná, gostaria de saber se por ser um Policial Civil eu sou menos que os outros? Obrigado

  4. Coragem,Honra e Lealdade não existe somente nas Polícias Militares e Bombeiros Militares as Polícias Civis de todo Brasil tem exemplos de sobra que também merecem todo respeito e consideração por parte de suas Instituições.

    • Realmente Sr Eduardo, existe muita coragem, honra e lealdade nos nobres policiais civis e, como exemplo, te digo o seguinte: em São Paulo a PM possui Escola de Aviação Homologada e já formou investigadores e delegados da Polícia Civil. Há muita integração entre as polícias. Há nobres colegas (investigadores, agentes, delegados, inspetores, etc) na Aviação da Polícia Civil de São Paulo, do Distrito Federal e de outros Estados, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, etc. Um detalhe importante é que cada Órgão Policial tem atribuições e competências diferentes e não podemos confundí-las, pois se cada um fizer a sua parte teremos um sistema funcional e operante. Apesar dos problemas, o objetivo atual da SENASP é integrar essa Aviação e isto está sendo feito, vide a Criação do Conselho Nacional de Aviação de Segurança Pública, com integrantes (oficiais, investigadores, delegados, agentes, inspetores, etc) de TODAS as polícias do Brasil.

      Obrigado

      Bons Voos!

  5. As Polícias não são integradas somente por oficiais e delegados!Existem soldados,investigadores, sargentos, escrivães,suboficiais o fato de não pertencermos ” a nobreza ” não nos faz inferiores e incapazes de conduzir aeronaves e execer quaisquer outras funções com competencia.A Polícia somos nós.

  6. Grandes companheiros de Aeroclube Capitão Ramos e Tenente Valim, parabenizo-os pela conquista, pela determinação, pela humildade, e por passarem a fazerem parte de um pouco da história da aviação em nosso estado, sucesso e bons vôos!

  7. Aos nobres amigos paranaenses, desejo pleno sucesso na nova empreitada já que pela simplicidade e caráter apresentados em nosso convívio tanto no aeroclube do Ceará quanto na Ciopaer-CE puderam fazer história como os pioneiros formados pela SSPDSCE. Parabéns aviadores!

  8. parabens em priimeiro lugar pra todos que fazer o ciopaer eu queria muito fazer parte desta equipe mais ainda nao tive oportunidade quen sabe um dia eu possa ganhar de voçes pelo menos um passeio neste elicoptero ne obrigado pela atençao e se quiseren posso ajudar muito a policia passando informaçoes importantes para acabarmos com o trafico e se quiseren voo ate pro rio de janeiro por q pra min quanto mais drenalina melhor matar bandido conte comigo. obrigado pra todos!!!!

  9. Parabenizo o CAP Ramos e o Ten Valim pelo sonho concretizado, desejando-lhes muito sucesso na atividade aérea.
    Sobre quem proporcionou a conquista, é dever registrar que tenho ouvido os maiores elogios por pilotos de várias Unidades do Brasil quanto a administração do Cel Monteiro e dos atuais membros do CIOPAER, por além de receber, planejarem as atividades de seus estágiários, permitindo que participem do Plano de Acessão Técnica da Unidade, para formaren-se comandantes de aeronave, tratando-os como se da PMCE fossem. O que ocorreu com o Ten Everaldo, do nosso COA. Pena que nosso Estado o chamou de volta prematuramente, sem a finalização dos treinamentos.
    Por tudo isto: Parabéns CIOPAER-CE! Que Deus permita cada vez mais o crescimento e o fortalecimento de vocês. [email protected]

  10. Muito bacana essa matéria. Atualmente sou estudante universitário, da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), mas sempre sonhei em ser piloto da Polícia Militar. Moro em Fortaleza mesmo e gostaria de obter orientações de como realizar esse meu sonho. Portanto, disponibilizo o meu e-mail para quem quiser me ajudar. Qual caminho devo trilhar para realizar esse meu SONHO? Aguardo orientações: [email protected] MUITO, MUUUITO, MUUUUUUUUUITO OBRIGADO!

  11. Parabéns aos novos pilotos de nossa co-irmã PR. Partilhamos o mesmo sonho e a mesma oportunidade, pois tb tive meus primeiros passos dados em escola de outro Estado, no caso o GAM/PMERJ.
    Hj, preparando-me para ascender ao comando, não esqueço os ensinamentos partilhados pelos amigos e instrutores, e tenho certeza que não esquecerão tb.
    Daí, agora é honrarmos nossa nobre missão.
    Gde Abç

  12. Não sei se este é o fórum (imagino não ser), mas, expresso aqui meu agradecimento ao CIOPAER-CE. Na última terça-feira de carnaval precisei ser socorrido por essa instituição. Num momento difícil de minha vida tive as dores e preocupações amenizadas ao perceber o profissionalismo e cuidado com a vida, expressados pelos integrantes dessa equipe.
    Obrigado.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dezenove + 2 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários