CIOPAer/CE resgata turista ferido após cair de quadriciclo nas dunas

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Ceará – Um turista de Belo Horizonte ficou ferido após cair de um quadriciclo, na tarde do dia 05/02, nas Dunas do Catu, em Aquiraz. José Alves Silveira, 30, foi levado para a Unidade Central do Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro) em uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

De acordo com os policiais que fizeram o transporte da vítima até a Praça Clóvis Beviláqua, ele estava sentindo fortes dores na coluna vertebral, além de apresentar fratura no joelho.

O acidente ocorreu por volta das 14 horas em uma área de difícil acesso nas dunas entre a Prainha e o Catu, em Aquiraz. Conforme a Polícia, a vítima não conhecia a região e perdeu o controle do quadriciclo depois de cair em uma vala. Patrulhas do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) e integrantes de grupos de 4×4 localizaram o turista.

Resgate

Contudo, como a área não permitia a chegada de veículos, mesmo aqueles com tração na quatro rodas, o apoio aéreo da aeronave da Ciopaer foi solicitado. O helicóptero Fênix 02 chegou rapidamente ao local, mas teve dificuldade em aterrissar na área das dunas.

A equipe da Ciopaer, formada pelo major PM Emerson, coronel Rogério, inspetor Gildo, sargento Brandão e soldado Dalgimar, imobilizou a vítima e seguiu para Fortaleza. Após a chegada na praça, o turista foi examinado por paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o IJF-Centro, onde foi medicado e submetido a uma série de exames. A reportagem tentou obter informações sobre o estado de saúde do paciente no hospital, mas não obteve resposta.

Outro caso

Em novembro de 2010, um grupo de turistas holandeses sofreu acidente nas dunas na Barra do Cauípe, limite entre os Municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante. Um dos estrangeiros, identificado como Abdelvader Elmachi, 27, morreu na hora. Outros quatro amigos dele ficaram feridos. Eles ignoraram avisos de andar nas dunas sem a presença de um guia.

- Anúncio -

7 COMENTÁRIOS

  1. Estavamos com um grupo de pessoas em um passeio de carros 4×4, quando percebiamos que havia ocorrido um acidente de quadriciclo próximo a nós, quando cheguei ao local logo percebi de que se tratava de uma coisa mais séria, pois o turista tinha saltado de uma duna com aproximadmente 10 metros de altura, seu rosto e nariz sangravam e seu joelho parecia faltar um pedaço de tecido da pele, como a vítima estava consciênte e reclamando bastante de dores no peito e na região da coluna, logo tomei a frente de acionar diretamente o quartel da CIOPAer que fui prontamente atendido pelo Cabo Cruz que me reconheceu e por sua vez dispensando qualquer tipo de burocracia e procedimento acionou imediatamente o Major Emerson, comandante da aeronave PP-ENM (FENIX 02), procedimento que durou em torno de 9 minutos da ligação até o visual da aeronave nas dunas que foi balizada por mim via telefone para o quartel e repassada para aeronave via rádio. Está de parabéns toda tripulação que fez a estabilização da vítima e encaminhou rápidamente ao hospital de referência em fortaleza, sem esquecer de parabenizar o Sr. Coronel Nirvando Monteiro, responsável por toda essa Coordenadoria de Operações.

    JUNIOR PINHEIRO (AUXILIAR DE MANUTENÇÃO DOS HELICÓPTEROS DO CIOPAER EM 2009)

  2. ACHO INFELIZ O COMENTARIO POSTADO PELO SR. JUNIOR PINHEIRO DEIXANDO SUBENTENDER QUE O MESMO TERIA SIDO QUEM SOLICITOU E CONSEGUIU O ciopaer. NÃO QUEREMOS NENHUM TIPO DE MERITOS , E NEM QUEREMOS DIZER QUE O SR. NÃO TENHA TENTADO AJUDAR, ENTRETANTO O ATENDIMENTO DO ciopaer DEU-SE POR CONTA DA SOLICITAÇÃO FEITA PELA AJIR-CE – ASSOCIAÇÃO DE JIPEIROS RADIOAMADORES DO CEARA, ATRAVES DO CONVENIO FIRMADO COM O ciops, utilizando a frequência VHF de escuta dos jipeiros, a 144.400MHZ. PELO QUE SABEMOS A AERONAVE NÃO PODE DECOLAr sem autorização do ciops, não podendo ser autorizada sua decolagem por um subalterno. No momento do acidente o proprietario do quadriciclo, sr. Toninho nos contactou pedindo que acionassemos o CIOPS. Asim O FIZEMOS, e FOMOS ATENDIDOS PELO MAJOR SOUSA, OFICIAL DE OPERAÇÕES DE PLantão, que prontamente nos atendeu, e posteriormente me ligou pedindo que avisasemos aos pessoal que estava nas dunas, que ligassem os pisca-alertas e acendessem os farois para que a aeronave, que ja estava a caminho, pudesse localizar com precisão o local. A AJIR-CE pela sua seriedade e credibilidade inclusive junto ao CIOPS não concorda que o resultado positivo seja atribuído a outrem. Fica aqui registrado o nosso efusivo protesto à atitude do Sr Junio Pinheiro.

  3. Gostaria de alertar que a frequencia (QRG) 144.400 KHz (ou 144.4 MHz) está dentro do espectro de frequencia para uso exclusivo dos radioamadores (cidadãos que fazem uma prova na ANATEL para ter o direito de operar equipametnos de radiotransmissão). Todo radioamador possui um indicativo (Callsign) e deve ser solicitado este indicativo quando necessário.
    Gostaria de salientar ao colega Junior Pinheiro que o CIOPS não pode ser acionado baseado em critérios de amizade ou companheirismo e sim pela gravidade do QTO e da disponibilidade de recursos para atendimento do mesmo. Não pode ser uma questão de ” dispensar a burocracia” e sim de avaliar situação, condição e meios. Se você foi “prontamente atendido” por ter tido a “voz” reconhecida e não pela gravidade da ocorrência, fico profundamente entristecido.
    Fraterno abraço a todos.

    Otavio Mello
    Callsign: PU9OTM
    http://www.emergenciaonline.com

  4. Meu intuito foi exclusivamente de parabénizar a instituição, tentando trasmitir um pouco do cenário sofrido pela vítima e valorizar a máquina (helicóptero) na qual tenho muita admiração, já trabalhei e voei diversas vezes, desculpas por ter aspirado seus méritos. Subalterno, porem educado: Junior Pinheiro…

  5. Parabéns a todos os integrantes do Fenix 02, por mais uma execução com excelencia, de um trabalho que exige um alto grau de profissionalismo, e ainda muito mais de dedicação, qualidades estas peculiares a todos os que compoem a CIOPAER/CE, parabenizo a assim a enalteço a todos na pessoa do sr. CEL Monteiro, abraços fraternos do filho de criação da CIOPAER CAP QOC PMAL ASSUNÇÃO

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários