Condado de La Salle/EUA em busca de helicóptero em parceria

Uma proposta bem-sucedida de  Tom Templeton, Sheriff de La Salle County, a fim de incluir um helicóptero como ferramenta da atividade policial, deve ser considerada pelo Conselho de Administração do Condado de La Salle, nos EUA.

Foi recomendado ao Conselho obter um helicóptero militar excedente (Surplus Aircraft), que seria de propriedade do município, para ser incorporado à frota de helicópteros da LEAC (Law Enforcement Aviation Coalition).

Membros do Comite de Segurança do Conselho de Administração do Condado de La Salle são apresentados à aeronave OH-58 Kiowa durante apresentação de proposta de parceria. Foto : Charles Stanley

O helicóptero teria usos potenciais que vão desde buscas de pessoas e plantações de maconha,  até salvamentos. O LEAC, que terá a supervisão geral, iria prover os pilotos, embora profissionais locais qualificados para vôo seriam bem-vindos, disse Templeton.

A contrapartida do Condado de La Salle para as despesas operacionais não precisa ser em dinheiro, disse Templeton. “Nossa contribuição pode ser de várias maneiras. Você pode fazer uma contribuição voluntária. Podemos colocar dois policiais no TFO e podemos ter contribuições e doações de empresas locais.”

Templeton disse que os vereadores de outros municípios próximos, onde o programa foi votado, “estão muito felizes com a perspectiva de um novo parceiro assim tão perto.”

“É um exemplo de regionalização dos serviços “, que se tornará cada vez mais importante no controle de gastos, disse Templeton. Por causa do custo de um helicóptero, a frota LEAC só sai em chamadas, e não em patrulha.

O LEAC começou em 2003, quando um helicóptero Eurocopter EC135 foi doado ao Departamento de Polícia de Winthrop Harbor, que por sua vez, colocou-a à disposição de outras polícias locais também.

O LEAC foi criado como uma organização sem fins lucrativos, beneficente, o que lhe permite buscar subsídios e donativos para cobrir os custos operacionais. A frota aérea também se expandiu com quatro helicópteros militares excedente (Surplus Aircraft): três helicópteros Bell OH-58 Kiowa  e um Bell UH-1 “Huey helicóptero”. Um Kiowa e o Huey são registrados para o município de Winthrop Harbor. Os outros dois Kiowas estão registrados para o município de Byron e Condado de Stephenson.

Para o Condado de La Salle, seria procurado outro OH-58 e convertido para uso da LEAC. Randal Olson, piloto-chefe da LEAC , disse que apesar de os helicópteros não serem tão bonitos esteticamente, mecanicamente são bem-mantido pelos policiais.

Quando a conversão estiver concluída, a pintura militar verde-oliva é removida e o helicóptero pintado de preto com detalhes em branco. Também seria incluídos equipamentos de milhares de dólares, incluindo:

– Guincho de capacidade de 272 kg;
– Uma gama completa de rádios policiais e equipamentos de comunicações;
– Farol de busca Nightsun com 40 milhões de velas, que seria usado em conjunto com óculos de visão noturna, e
– Um FLIR com câmera colorida, para auxiliar buscas de pessoas perdidas ou escondidas através da assinatura de calor.


Fonte : www.mywebtimes.com


Nota do site :

Interessante a forma de abordagem junto à Administração pública para obter o apoio para a criação da cultura da necessidade da aviação policial, bem como a cultura dos municípios em participar cada vez mais de unidades regionalizadas de aviação policial.

Veja aqui alguns sites com material interessante sobre a LEAC (Law Enforcement Aviation Coalition) :

http://www.airsupport.org/ (Web site oficial)

http://en.wikipedia.org/wiki/Law_Enforcement_Aviation_Coalition,_Inc. (Artigo na Wikipédia em inglês)


1 COMENTÁRIO

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

três × 5 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários