Conector do capacete de voo pode dificultar o escape da aeronave em uma emergência

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Em caso de acidente ou emergência em que um ocupante que usa um capacete de voo precisa sair rapidamente da aeronave (como impacto na água ou fogo), uma saída rápida e sem obstáculos é essencial para a sobrevivência da tripulação.

As setas verdes mostra a direção necessária para facilmente liberar os cabos ICS e as setas amarelas mostram a direção de saída dos ocupantes. Fone de um AS-350 B2 Foto: NTSB
As setas verdes mostram a direção para facilmente liberar os cabos ICS e as setas amarelas mostram a direção de saída dos ocupantes. Fone de um AS-350 B2 Foto: NTSB

A conexão direta do conector do capacete de voo com o sistema de intercomunicação interna (ICS) da aeronave pode impedir a saída durante um acidente ou emergência.

O cabo que liga o capacete de voo ao ICS da aeronave pode não se soltar rapidamente da conexão da aeronave se a direção de saída for contrária à direção necessária para soltar facilmente o conector.

Por exemplo, se o cabo precisa ser puxado para baixo para liberação e um ocupante da aeronave está tentando efetuar uma saída lateral, a conexão pode não se soltar prontamente, o que pode causar atrasos excessivos em uma saída de emergência.

O National Transportation Safety Board (NTSB) e o Transportation Safety Board of Canada (TSB) investigaram dois acidentes em que as conexões do capacete de voo com o ICS da aeronave afetaram diretamente a saída. Embora os ocupantes tenham sido capazes de sair da aeronave, em ambos os casos houve o potencial de resultados adversos.

Piper PA-18 fone

O piloto de um MD (anteriormente Hughes) MD-369E perdeu o controle da aeronave em uma operação noturna de abastecimento de bambi bucket em um lago.

Depois do impacto do helicóptero na água, o mesmo girou e começou a afundar, mas o piloto conseguiu sair da cabine.

Ele relatou que, quando saiu do cockpit debaixo d’água, sentiu o seu capacete de voo puxar para trás; o cabo do mesmo ainda estava conectado à porta ICS da aeronave.

O piloto conseguiu retirar o seu capacete de voo, veio a superfície e nadou até um local seguro sem maiores incidentes; ele sofreu apenas ferimentos leves. (Relatório NTSB GAA15LA217)

Um Airbus Helicopters (anteriormente Messerschmitt-Bölkow-Blohm) MBB BO105 impactou com a água enquanto voava em baixa altitude sobre uma baía em condições de neve e falta de visibilidade no Canadá.

O helicóptero afundou, mas o piloto e o passageiro conseguiram sair do helicóptero. Após a saída, o piloto morreu de hipotermia, e o passageiro se afogou. Um exame pós-acidente do capacete de voo do piloto revelou que o encaixe do cabo ICS foi fraturado onde ele estava preso ao conector.

Os materiais remanescentes de metal mostraram que o cabo estava sendo puxado lateralmente em direção à porta do piloto (em direção oposta para liberação) quando a fratura ocorreu; um teste pós-acidente de um acessório similar exigiu uma tração de 70 libras antes do cabo romper. (Relatório TSB A05A0155)

O que você pode fazer?

● Certifique-se de que você e seus passageiros foram instruídos e são proficientes com os procedimentos de saída de emergência da aeronave que você está operando antes de decolar.

prolongador

● Use um cabo intermediário compatível entre o conector do capacete de voo e a porta ICS da aeronave para facilitar a desconexão em uma saída de emergência.

● O cabo intermediário é um cabo que se conecta à porta ICS da aeronave em uma extremidade e ao conector do capacete ligado a outra extremidade, permitindo que o cabo seja desconectado com uma tensão pequena na direção da saída.

● Certifique-se de que os cabos ICS estejam protegidos contra possíveis enroscos ou emaranhados com outros componentes da aeronave, como por exemplo controles de voo.

Interessado em mais informações?

As seguintes fontes abordam os riscos de conexão do capacete de voo com o sistema ICS da aeronave:

  • O Aviso de Segurança Operacional da MD Helicopters OSN2015-001 discute o
    perigo de conexões diretas do cabo do capacete de voo com o sistema ICS da aeronave (referenciando o relatório NTSB GAA15LA217).
  • O artigo da autoridade de investigação canadense intitulado “Debrief: Post-Accident Survivability— Direct‑to-Airframe Helmet Cord Connections” na Carta de Segurança de Aviação 4/2006 aborda o perigo das conexões do cabo do capacete de voo diretamente no ICS da aeronave (referenciando o relatório TSB A05A0155).
  • Um informativo do exército americano discutindo a segurança em operações sobre água e o risco das conexões dos capacetes de voo que impedem uma saída adequada em uma emergência.

O NTSB produziu um vídeo sobre esta questão, que inclui algumas dicas do investigador sobre o que você pode fazer para se preparar e mitigar o risco do cabo do capacete de voo ficar preso no conector ICS da aeronave.

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Fonte: NTSB Safety Alert 068 / Tradução e adaptação: Piloto Policial

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