Conheça a descrição heráldica do emblema do GRAer/AM

Para quem admira o Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo – GRAER da Polícia Militar do Amazonas, segue abaixo a descrição heráldica do seu emblema!

brasaoamDescrição Heráldica

O brasão é um escudo clássico português, perfilado de jalne (ouro), semi partido e cortado, formando 03 campos. Com bordadura também em ouro com as inscrições em jalne, GRAER no chefe e GRUPAMENTO AÉREO na ponta.

No primeiro campo de prata (branco) cor que simboliza a amizade, a equidade, justiça, pureza do ideal, o dever e a lealdade, a representação geográfica do Estado do Amazonas a qual compreende a área de atuação operacional do Grupamento, em sinople (verde) simbolizando a nossa floresta amazônica e os recursos ambientais.

No segundo campo de goles (vermelho), cor que simboliza a audácia, grandeza e espírito de luta, duas garruchas cruzadas em aspas, emblema da Polícia Militar Brasileira, de jalne (ouro), que é o primeiro metal em grandeza, simbolizando a nobreza, o esplendor, a glória e poder, o mando, a força e a fé, tendo a inscrição PMAM em jalne (ouro) destacando a nossa Corporação.

No terceiro campo em blau (azul), que simboliza a justiça, a perseverança, o zelo e a lealdade, tendo no centro, um helicóptero em prata (branco), simbolizando as operações aéreas, a proteção e a segurança das operações, e uma águia estilizada, no cantão sinextro, simbolizando força, grandeza e majestade, em blau (azul) para simbolizar os céus de nosso Amazonas. Tendo a inscrição de 2009 em prata (branco), ano de chegada dos helicópteros em nosso Estado.

Do Escudo e das Figuras

O ESCUDO é a herança cultural do Exército Nacional de Portugal e do Brasil. As suas partições são as três devoções dos cavaleiros, origem das ordens militares: preservar a vida, a honra e os bens, afeitos ao juramento de todo policial.

A REPRESENTAÇÃO GEOGRÁFICA DE NOSSO ESTADO retrata a pujança de nossa floresta e as dimensões superlativas de nossa Amazônia, além de retratar o amor e a devoção aos valores de nossa terra.

As GARRUCHAS CRUZADAS, símbolo das Polícias Militares, retrata a nossa Corporação, como arma de infantaria, e a eterna missão de servir e proteger das polícias ostensivas fardadas.

O HELICÓPTERO, a máquina que operada pelo Policial Militar, realiza as operações aéreas de segurança pública, cumprindo as missões dentro dos padrões de segurança operacional estabelecidos e colocando a Corporação em uma posição de vantagem operacional, estrategicamente posicionado, do alto conseguimos um campo de visão privilegiado, enxergando além do óbvio, e agindo diante de qualquer obstáculo.

A ÁGUIA, simboliza coragem e força, é chamada de “rainha dos céus” pela sua soberania beleza e imponência, na mitologia grega, a águia é o símbolo de Zeus, o mais poderoso dos deuses, na cultura celta é o símbolo do renascimento e renovação, para os antigos egípcios, era o símbolo da vida eterna, enfim, a águia simboliza nobreza, majestade, liberdade, agilidade e liderança.

Das Cores

O OURO (amarelo) – nobreza de caráter e honra. Destaca a nobreza do serviço policial militar; a soberania histórica do povo amazonense e a liberdade.

A PRATA (branca) – É a integridade de servir com verdade, fé, lisura e pureza dos gestos na causa da defesa social.

O GOLES (vermelho) – É signo das grandes ordens militares e demonstra a bravura, o valor e a perspicácia, que os homens da PMAM designam de sua ânima em defesa de seu povo.

A SINOPLE (verde)- é sina da liberdade, das glórias dos bons serviços prestados e da esperança, simbolizando também nossos recursos naturais e a defesa da Amazônia.

O BLAU (azul) – destaca a busca da ordem pela da justiça, com coerência e serenidade, simbolizando os céus que é o ambiente operacional dos helicópteros policiais.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

6 + nove =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários