A aquisição de uma aeronave para a atividade policial, por si só, é uma grande conquista, contudo só com a aeronave muito pouco se pode fazer para conseguir cobrir toda a gama de demanda de solicitações que irá receber. Uma das mais importantes demandas é o apoio aéreo no período noturno. E quando se fala em apoio aéreo noturno praticamente se fala em FAROL DE BUSCA.

A seguir serão apresentados diversos tipos de faróis de buscas atuais e disponíveis no mercado :

REVUE THOMMEN

A Revue Thommen, um fabricante suíço de equipamentos aeronáuticos, em Jan/2010 assinou um acordo de licença com a Transas, uma grande fabricante russa de equipamentos para aviação, para em conjunto efetuarem a certificação de aeronavegabilidade EASA e FAA de produtos com potencial de vendas e mercados. Um dos primeiros frutos desse acordo foi o reprojeto do farol de busca TSL-1600.

Farol de Busca Revue Thommen HSL-1600 IR

O projeto original Transas incorporou uma quantidade significativa de componentes ocidentais. O re-desenhado THOMMEN TSL-1600, no entanto, é certificado pela EASA e pela FAA, e não possui qualquer componente com regulamentação ITAR (International Traffic in Arms Regulations).

Além do farol de busca, existe a possibilidade de um iluminador IR opcional de baixa potência montado na parte inferior do farol. Quando operando no modo de IR a lâmpada será desligada, reduzindo o consumo de energia

O produto final, chamado de HSL-1600, tem como características principais :

  • Lâmpada Xenon de 1.600 watt (COTS), com vida útil de 1.500 horas
  • 70.000 lumen de saída média
  • 29,2 kg de peso (mais 0,45 kg – Módulo IR opcional)
  • Consumo médio de 65 A, com máximo de 75 A.
  • Manutenção on condition, MTBF 5000 horas e garantia de 18 meses
  • Ficha técnica do HSL-1600

Mais informações técnicas no site do fabricante: www.thommen.aero

TRAKKABEAM

A TRAKKABEAM, da Trakka Corp, é uma empresa australiana, com sede em Melbourne, que desenvolve e comercializa equipamentos de iluminação desde o início dos anos 80. A empresa comercializa e distribui seus produtos diretamente aos usuários finais, bem como através de distribuição e parceiros OEM nos Estados Unidos, Europa, África e Ásia. O Trakkabeam A800 é o produto da empresa oferecido para o mercado aeronáutico.

Tem como vantangens aludidas pelo fabricante um dos maiores MTBF da indústria, dois anos de garantia e a opção de instalação maritimizada (A800M).

Características principais :

  • Lâmpada Xemon de 800 watt
  • 22.500 lumen de saída
  • 20,05 kg de peso (farol e suporte)
  • Consumo de menos de 40 A
  • Não informa o tempo de MTBF, oferece uma garantia de 24 meses
  • Ficha técnica do A800

Mais informações técnicas no site: www.trakkacorp.com

UNIVERSAL SEARCHLIGHTS

A Universal SearchLights é uma fabricante americana de faróis de busca, que oferece uma ampla gama de produtos comercialmente chamados de Luminator. Sua linha de produtos HeliLight 1 inclui opções de lâmpadas de 1450 watt xenon / 1600 watt xenon / 2000 watt xenon, e em breve lançará o HeliLight 2.

Universal Searchlights HeliLight 1

Interessante notar no lado superior esquerdo da foto o horímetro da lâmpada e do ventilador. Seu produto Luminator LS-16 foi o selecionado para equipar as novas aeronaves UH-72A Lakota (EC 145 militarizado) do Exército americano. Apesar do prestígio, seu site é muito simples e pobre de informações técnicas acerca de seus produtos.

Mais informações: www.universalsearchlights.com

SPECTROLAB

Talvez a mais conhecida no Brasil, a SPECTROLAB, uma empresa americana do grupo Boeing, que fabrica uma infinidade de produtos e entre eles faróis de busca, desde 1969. Possui uma ampla gama de produtos e modelos, entre eles o famoso Spectrolab SX-16 Nightsun :

Nightsun XP

Farol de busca com novas tecnologias em um pacote mais aerodinâmico, utilizando software para ajuste de varredura, zonas mortas e posição de parada, bem como utilização em conjunto com sistemas de cameras térmicas.

Equipado com uma lâmpada xenon de 1600 watt, que fornece entre 30-40 milhões de candlepower. Possui um peso de 24,9 kg (farol / suporte) e consumo médio de 65 A (75 A máximo).

SX-5 Starburst

Engloba a mesma versatilidade e capacidade como o SX-16, mas faz isso em uma intalação menor, que é ideal para aplicações onde o fator peso é crítico.

As dimensões menores torna este farol de busca ideal para uso em aeronaves onde a distância ao solo é pequena para a utilização de um farol de maior porte.

Equipado com uma lâmpada xenon de 500 watt, que fornece entre 15-20 milhões de candlepower, com vida útil de 1.000 horas ou dois anos de operação. Possui um peso de 13,6 kg (instalação completa) e consumo entre 25 e 30 A.

SX-16 Nightsun

Talvez o mais conhecido farol de busca no mundo, sendo adaptado para operação em mais de 30 tipos de aeronaves diferentes.

Possui em lâmpada xenon de 1600 watt, que fornece entre 30-40 milhões de candlepower. Possui em peso entre 25 e 31 kg (instalação completa), pois seu suporte pode ser de aço ou alumínio.

Consumo entre 55 e 62 A. Dentre a linha SX-16, existem as versões SX-16 Enhanced, SX-16 IFCO, SX-16 IFCO Enhanced.

As versões Enhanced tem melhorias no sistema de arrefecimento, horímetro da lâmpada, novo refletor que melhora em 20% o poder de iluminação, sistema que permite desligar a luz independentemente do sistema e novo suporte “non-life limit” (o suporte da versão antiga tem vida útil de 10 anos). As versões antigas podem ser retrofitadas para a versão Enhanced.

As versões IFCO (In-Flight Change Over) são equipadas filtro infravermelho. Ficha técnica do SX-5, SX-16, SX 16 Enhanced, SX16 IFCO, SX-16 IFCO Enhanced e Nightsun XP

Mais informações no site:  www.ils.spectrolab.com.

4 COMENTÁRIOS

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

16 + quatro =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários