- Anúncio -

O helicóptero AW119MKII “KOALA” vai substituir o Alouette III.

Portugal – A aeronave monomotor, desenvolvida a partir do bimotor AW109, herdou as dimensões exteriores e interiores, assim como a redundância dos sistemas hidráulico, elétrico e do combustível.

A Força Aérea Portuguesa comprou cinco helicópteros com a opção de duas outras unidades. As entregas são feitas a partir da fábrica de Leonardo, na Filadélfia, EUA. O contrato adjudicado pelo Ministério da Defesa de Portugal está avaliado em mais de 20 milhões de euros.

Foto: Força Aérea Portuguesa
Foto: Força Aérea Portuguesa

Trata-se de um helicóptero extremamente versátil, capaz de operar em ambiente noturno, com a utilização de óculos de visão noturna, e de cumprir um leque bastante alargado de missões, como instrução básica e avançada de voo; busca e salvamento; evacuação aeromédica; patrulhamento e observação; apoio ao combate aos incêndios rurais.

Está equipado com um trem de pouso do tipo “esqui”, com capacidade de instalação de flutuadores para a missão de busca e salvamento em ambiente marítimo. Para esta missão em particular, pode ainda ser equipado com guincho e farol de busca.

Tem a capacidade de transportar até sete passageiros (além do piloto), ou uma maca e cinco passageiros, ou ainda 1.400Kg em carga suspensa, onde se inclui um balde para o combate a incêndios rurais.

O AW119 será operado pela Esquadra 552 – “Zangões”.

Foto: Força Aérea Portuguesa
Foto: Força Aérea Portuguesa
- Anúncio -