Rio de Janeiro – A Coordenação de Operações Aéreas da Subsecretaria Militar do Gabinete de Segurança Institucional (COA SSM/GSI), em apoio ao Corpo de Bombeiros e Secretaria de Saúde, realizou no dia 23 de abril o transporte aéreo de uma senhora diagnosticada com COVID-19, do município de Itaboraí para o Hospital no município de Vassouras.
A Paciente de 61 anos encontra-se respirando através de ventilação mecânica e dependente de medicamentos através de bomba de infusão, sendo necessária a utilização de uma aeronave com equipamentos que atendessem as necessidades da enferma.
Devido ao espaço de cabine disponível no helicóptero EC135 da COA e da qualificação da equipe, foi possível o uso da capsula de isolamento, bem como dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Como os helicópteros da COA e da Polícia Civil possuem mais espaço de cabine, estão auxilando o Corpo de Bombeiros no transporte desses pacientes.
Nesse momento de crise, a COA SSM/GSI, que é responsável pelo transporte do governador, auxilia no transporte de pacientes COVID-19, pois atendem às necessidades daqueles que necessitam de ventilação mecânica e de medicação através de bomba de infusão, além do auxílio em transportes de órgãos, que faz sempre que solicitado.
A missão foi realizada pelo piloto Ten Cel PM Rodrigo Lima, Copiloto Maj BM Bruno Cesar e pela equipe médica formada pelo Cap BM Médico Vinícius Moraes, Cap BM Enfermeiro Wagner Bonin e Subten BM Machado, técnico de enfermagem.
Na quarta-feira (15), o Corpo de Bombeiros Militar, em parceria com a Polícia Civil, realizou o primeiro transporte aéreo entre hospitais de uma vítima com suspeita de COVID-19. O paciente foi transportado em um capsula de isolamento no helicóptero Bell Huey II da Polícia Civil, da cidade de São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana, para Miguel Pereira, no sul do Estado do RJ.