- Anúncio -

Rondônia – No dia 12 de janeiro de 2023, equipe integrada do Comando de Operações Aéreas (COA) do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), realizou o transporte aeromédico de uma senhora de 66 anos, vítima de aneurisma de aorta ascendente.

A paciente estava hospitalizada no Hospital de Base, em Porto Velho, e foi transferida de avião para o Hospital HONPAR, na cidade de Arapongas, no estado do Paraná, onde passará por uma cirurgia específica. O transporte foi possível pois o estado de Rondônia possui o Programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), mantido em parceria com o governo federal, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O TFD visa garantir tratamento médico a pacientes SUS com doenças não tratáveis no estado de origem, quando esgotado todos os meios de atendimento. Além de passagens aéreas, é fornecida ajuda de custo para alimentação e pernoite de paciente e acompanhante, se necessário.

“Vale ressaltar a importância do trabalho aeromédico desenvolvido pelo CBMRO, haja vista que nessa situação, a paciente não tinha condições de deslocar por meio terrestre e linha aérea, e por isso, parabenizo a todos do COA mais uma vez pelo excelente trabalho” destacou o Comandante-Geral, Coronel BM Nivaldo.

Em 2022, o COA transportou centenas de pessoas para tratamento, em mais de 1.000 horas de voo, tanto dentro como fora do estado.

Corpo de Bombeiros de Rondônia transporta paciente de Porto Velho para Arapongas, PR.
- Anúncio -