Rondônia – Na tarde de quinta-feira (2), o Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros Militares de Rondônia realizou simulação de resgate aeromédico, salvamento aéreo e transporte de paciente com COVID-19.
O treinamento está sendo ministrado por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e as atividades fazem parte da capacitação de Pilotos, Operadores Aerotáticos e Operadores de Suporte Médico que trabalham no GOA. Toda as simulações foram realizadas no hangar do Grupamento, localizado zona rural de Porto Velho.
Durante a situação simulada foram utilizadas as aeronaves avião modelo Cessna 208 “Grand Caravan EX” e o helicóptero (modelo AS50B, Esquilo) e testou o poder de resposta das equipes de salvamento. O cenário montado para a realização do simulado trouxe em primeira prova o resgate de uma vítima de acidente de trânsito que estava presa às ferragens. Para resgatar a vítima foi preciso a utilização da ferramenta de desencarceramento.
Na segunda simulação foi montado um cenário de salvamento e com a utilização do helicóptero foi realizada a técnica denominada “McGuire”. Trata-se de um método usado para extrair uma vítima através da utilização de cordas quando o helicóptero não pode efetuar pouso no local.
O helicóptero pairou a certa altura para que a equipe de resgate pudesse descer de rapel. Após o procedimento da equipe de resgate, a vítima foi içada juntamente com um bombeiro até um local seguro.
Na terceira e última simulação, os participantes realizaram o transporte inter-hospitalar de paciente com COVID-19. Nesse caso, tanto o helicóptero quanto o avião foram utilizados. Todo o cenário foi montado respeitando o protocolo de segurança. Para o treinamento, toda a equipe utilizou paramentação de proteção individual e o paciente foi transportado em uma capsula de isolamento.