- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Rondônia – O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal enviou 08 bombeiros militares, especialistas em operações aéreas e atendimento pré-hospitalar, para apoiar o início do serviço de salvamento e resgate, com uso de helicóptero, do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros de Rondônia.

Na quinta-feira (02), data em que se comera o dia dos bombeiros, os bombeiros realizaram o primeiro resgate de vítima de trauma com o helicóptero AS350B, denominado “Resgate 04“. Além da equipe do GOA, a ação contou com a participação de bombeiros do DF e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

O acidente envolveu moto e bicicleta na BR-364, sentido Candeias, Porto Velho. A pista foi interditada para o pouso da aeronave. Uma das vítimas estava em estado grave e depois de estabilizada pela equipe médica, foi transportada de helicóptero para o Hospital João Paulo II de Porto Velho. A outra vítima foi levada pela ambulância do SAMU.

Treinamento de Operações Aéreas

O Treinamento de Operações Aéreas começou na terça-feira (30) para um grupo de 20 alunos rondonienses, sendo 10 bombeiros militares do GOA e 10 profissionais de saúde (médicos e enfermeiros). Eles estão sendo treinados por bombeiros e profissionais de saúde do Grupamento de Aviação Operacional (GAvOp) do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Atividades aéreas de salvamento, transporte de tropas, combate a incêndios florestais e atendimento pré-hospitalar fazem parte do currículo do treinamento. Entre teoria e prática, o curso terá duração de 15 dias. Além disso serão formados comandantes de aeronave helicóptero (AS50 B, Esquilo), instrutores de pilotos, operadores aerotáticos e operadores de suporte médico.

“São muitas missões operacionais possíveis que podem ser realizadas, entre elas as ações de combate a incêndios, transportes, ações de defesa civil, salvamento e resgate, e nesse momento de crise podemos chegar em áreas de difícil acesso, como a região do baixo madeira”, disse Major Hugo Rios, comandante do GOA.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários