- Anúncio -

Distrito Federal – Nos dias 19 a 22 de março aconteceu no auditório da Academia do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) o II Simpósio Internacional de Saúde Física de Agentes da Segurança Pública – SISAF.

O evento é resultado da parceria entre o Grupo de Estudos em Fisiologia e Epidemiologia do Exercício e da Atividade Física (GEAFS) da Universidade de Brasília (Faculdade de Educação Física), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte (GESPORTE) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).

Corpo de Bombeiros do DF e Universidade de Brasília realizam II Simpósio Internacional de Saúde Física de Agentes da Segurança Pública

O evento teve como tema central a saúde e aptidão física de agentes da segurança pública e foi constituído por mesas redondas e palestras, abrangendo distintos campos de atuação, com foco no risco cardiovascular a que são submetidos os profissionais da segurança pública, e sua associação com a aptidão física. Nesta segunda edição foram incluídos também outros temas críticos para a saúde dos agentes da segurança pública, como a qualidade do sono e a saúde mental.

O evento contou com palestras internacionais, entre os quais uma das maiores especialistas mundiais no tema, a Prof. Dra. Denise Smith, do Skidmore College – US e a Profa. Dra. Catrine Tudor-Locke, líder mundial na área de avaliação do nível de atividade física e palestrantes nacionais, entre os quais se destaca o Dr. Victor Matsudo, líder mundial na área de promoção da atividade física para a saúde.

No evento houve o aprofundamento dos conhecimentos técnico-científicos sobre a saúde e a aptidão física de agentes da segurança pública, visando subsidiar ações e políticas públicas para a prevenção de agravos e a promoção da saúde de profissionais rotineiramente expostos a elevada sobrecarga física e emocional, no contexto ampliado da saúde ocupacional.

Corpo de Bombeiros do DF e Universidade de Brasília realizam II Simpósio Internacional de Saúde Física de Agentes da Segurança Pública

Na abertura do evento o Comandante-Geral do CBMDF, Cel Emilson, disse que “vivemos um momento impar na nossa capital e em nosso país, nossa profissão de Bombeiros Militar está ainda mais em evidência. E nada mais importante a ser estudado e discutido do que o nosso principal instrumento de trabalho, que é a nossa capacidade física.”

Uma das palestras foi sobre a Operação Brumadinho: ações de saúde destinadas a profissionais de emergência em contextos de desastres. A TCel. BM do CBMMG e psicóloga, Andreia Geraldo Batista, apresentou um amplo debate acerca dos trabalhos realizados por profissionais dos Corpos de Bombeiros, especificamente, de Minas Gerais, na ação de busca e salvamento do desastre de rompimento da barragem de rejeitos da Vale – Brumadinho.

Durante a solenidade de abertura foram entregues aos militares do Grupamento e Busca e Salvamento do CBMDF uma placa em reconhecimento pela contribuição dos trabalhos realizados na área vermelha do desastre da represa de rejeitos de Brumadinho – MG. O trabalho dos cães também foi lembrado como um aspecto valioso dos trabalhos.

Corpo de Bombeiros do DF e Universidade de Brasília realizam II Simpósio Internacional de Saúde Física de Agentes da Segurança Pública
- Anúncio -